Vereadores reivindicam serviço de radioterapia em Tupã

Os vereadores “Ribeirão” e “Ninha Fresneda”, por meio de uma indicação subscrita pelos vereadores Luis Carlos e Danilo Aguillar, solicitam a implantação do serviço de Radioterapia no Hospital São Francisco.

Publicado em: 03 de agosto de 2011

Os vereadores Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, e Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, por meio de uma indicação subscrita pelo presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, e pelo vereador Danilo Aguillar Filho, estão solicitando a implantação do serviço de Radioterapia no Hospital São Francisco de Assis. O pedido foi encaminhado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e ao deputado federal Cândido Vaccarezza (PT).
Segundo os vereadores autores da proposta, há em nosso município um considerável número de pacientes que necessitam submeterem-se a sessões de radioterapia. “Estes pacientes têm que se dirigirem à cidade de Marília, sendo que a maioria deles vale-se do transporte de ônibus oferecido pela Prefeitura. Este processo de tratamento, que por si só é doloroso, causa desconfortos e sofrimentos adicionais aos pacientes, pois, como todos sabem, o ônibus só retorna após o atendimento do último paciente”, explicam.
A Secretaria Municipal de Saúde oferece transporte aos pacientes de segunda a sexta-feira, às 4h30 da manhã e às 10 horas. “Tupã precisa deste serviço de radioterapia para que os pacientes não tenham mais que viajar. É um sacrifício para quem já está doente ter que viajar. Muitas vezes, o paciente precisa viajar todos os dias para fazer o tratamento”, observa o vereador “Ribeirão”.
Na opinião dos vereadores, a implantação do Serviço de Radioterapia no Hospital São Francisco de Assim é mais que uma necessidade, por tratar-se de uma carência que fere o respeito à dignidade humana, por levar pessoas a sofrimentos além dos que são motivados por esta temível enfermidade que é o câncer.
Os vereadores “Ribeirão”, Luis Carlos, Danilo Aguillar e “Ninha Fresneda”, com o apoio do deputado federal Cândido Vaccarezza, já conseguiram a liberação de R$ 2.008.000,00 para o Hospital São Francisco. Os parlamentares esperam contar novamente com o apoio de Vaccarezza para implantar o serviço de radioterapia. Esse investimento beneficiará não apenas os moradores de Tupã, mas também de toda a região.

Pedido dos vereadores ganha apoio da população

Três e meia da manhã. Enquanto a maioria dos tupãenses ainda dorme, Orandir Fernandes Galindo, 56 anos, está de pé, pronto para viver mais um dia na luta contra um câncer no esôfago. Pelo menos cinco vezes por semana, ele precisa levantar bem cedo para pegar o ônibus que leva os pacientes que fazem tratamento de radioterapia até Marília. A condução sai de Tupã às 4h30 da manhã e costuma chegar às 7 horas no hospital onde o tratamento é feito.
            Há dois anos, Orandir faz o tratamento de radioterapia na esperança de vencer o câncer no esôfago. Para ele, fazer o tratamento fora de Tupã é um desconforto. “Era bom que viesse a radioterapia para eliminar essas viagens. A gente não tem condução para ir e a Prefeitura tem que levar. É desconfortável porque a gente já acorda às 3h30 da manhã e quando termina o tratamento é preciso esperar os demais pacientes. Costumo chegar às 13h30 em Tupã”, conta.
Doralice Fernandes Carvalho, 35 anos, fez 33 sessões em Marília para vencer um câncer de mama. Hoje, ela não faz mais este tipo de tratamento em Marília, mas revela como foi esse momento de sua vida. “Para a gente que vai não é fácil. É difícil porque precisa levantar às 3h30 da manhã. A gente chega lá (Marília) e são 20 minutos de radioterapia. Depois é preciso ficar quatro horas esperando para voltar. Nós saíamos de lá por volta das 12 horas. Até o transporte deixar os pacientes nas suas casas, eu chegava aqui por volta das 13h40”, lembra.
Segundo Doralice, a implantação do serviço de radioterapia no Hospital São Francisco de Assis beneficiaria pacientes de Tupã e região. “A gente gostaria muito que o serviço de radioterapia viesse para Tupã”, comenta.
Os pacientes que fazem o tratamento da radioterapia em Marília elogiaram o serviço de transporte da Prefeitura, que busca e leva os usuários em suas casas. No entanto, eles defendem que a implantação do serviço em Tupã eliminaria o desconforto de ter que ficar esperando por várias horas o retorno.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa