Sociedade inicia discussões sobre políticas públicas para mulheres

O Conselho da Mulher promoveu uma reunião com o objetivo de formalizar propostas para a etapa regional da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Publicado em: 05 de agosto de 2011

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoveu, no dia 3 de agosto, uma reunião preparatória das audiências públicas com o objetivo de formalizar propostas para serem apresentadas na etapa regional da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no dia 19 de agosto, em Marília. O encontro contou com a participação de representantes de entidades, clubes de serviços e igrejas.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a vereadora Telma Tulim, a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres tem como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres do Brasil.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas públicas para as Mulheres será realizada no período de 12 a 15 de dezembro, em Brasília. Antes deste encontro na capital do país, é necessário que haja conferências estaduais, regionais e municipais. Em Tupã, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está articulando as reuniões para reunir proposta e apresentá-las no encontro regional em Marília.
Para conhecer as propostas da sociedade tupãense, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, promoverá duas audiências públicas: dia 9 de agosto, às 19h30, no Anfiteatro “Clei Alexandre da Silveira”, com o público do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste; e dia 11 de agosto, às 19h30, nos Vicentinos, com o público do CRAS Sul.
Durante a reunião preparatória realizada na Câmara Municipal, a presidente do conselho, Telma Tulim, explicou que as propostas devem ser apresentadas de acordo com os eixos temáticos da Conferência Nacional. As discussões devem ser baseadas nos seguintes temas: políticas; saúde; cultura, educação, comunicação e mídia; segurança, justiça, cidadania e direitos, violência contra a mulher; assistência social, inclusão, trabalho, meio ambiente, geração de renda e autonomia.
A vereadora Telma Tulim exibiu um vídeo para abordar um dos eixos temáticos: a violência contra a mulher. “Pesquisas mostram que a maior preocupação da mulher ainda é a violência sofrida dentro e fora de casa. A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil”, lamentou.
De acordo com Telma, será inaugurado neste mês o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que também terá um atendimento para as mulheres vítimas da violência. “Este é um momento de Tupã discutir suas necessidades e apresentar seus anseios. É de extrema importância que a sociedade participe das audiências públicas e elabore suas propostas para serem apresentadas na etapa regional”, observou.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa