Telma participa da Conferência Regional das Mulheres em Marília

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vereadora Telma Tulim, participa da Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres.

Publicado em: 19 de agosto de 2011

Após realizar audiências públicas de políticas para as mulheres em Tupã, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vereadora Telma Tulim, estará hoje, dia 19, em Marília, participando da Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, que deve reunir representantes de 50 cidades da região, acontecerá das 8h30 às 16h30, na Unimar, no salão da reitoria, que fica na Avenida Higyno Muzzi Filho,1001.
O objetivo da conferência é discutir e votar as propostas que devem ser encaminhadas à Conferência Estadual que ocorre em outubro, além de escolher delegados para participar desta etapa. As discussões e propostas apresentadas serão transformadas em relatório que será encaminhado ao Governo do Estado.
Para conhecer as propostas da sociedade tupãense, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoveu três audiências públicas: dia 3 de agosto, na Câmara Municipal, com representantes de entidades, clubes de serviço e igrejas; dia 9 de agosto, às 19h30, no Anfiteatro “Clei Alexandre da Silveira”, com o público do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste; e dia 11 de agosto, às 19h30, nos Vicentinos, com o público do CRAS Sul.
Durante as audiências públicas em Tupã, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vereadora Telma Tulim, destacou que foram apresentadas propostas referentes aos eixos temáticos: política; saúde; cultura, educação, comunicação e mídia; segurança, justiça, cidadania e direitos e violência contra a mulher; assistência social, inclusão, trabalho, meio ambiente e geração de renda.
            As sugestões feitas pelas mulheres tupãenses serão apresentadas hoje durante a Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres. Na área da política, as participantes das audiências indicaram a criação da Coordenadoria da Mulher em cada Prefeitura.
Já no eixo saúde, a vereadora Telma Tulim informou que foram elaboradas cinco propostas. Dentre algumas reivindicações estão o apoio e prevenção de gravidez indesejada na adolescência, recursos para o tratamento de dependência química paras as mulheres e apoio a saúde mental da mulher vítima de violência.
No eixo temático cultura, educação, comunicação e mídia, seis propostas foram sugeridas durante as duas audiências. As tupãenses propuseram a realização de cursos, oficinas de arte, culinária, atividades físicas, dinâmicas de grupo e palestras.
Na área da segurança, justiça cidadania e direitos, Telma citou algumas propostas como a obrigatoriedade de criação de uma casa de acolhimento regional, criação de um Centro de Referência de Atendimento a Mulher Vítima de Violência e uma Casa Abrigo e a criação de grupo de apoio e reeducação para o agressor
Com relação o eixo temático assistência social, inclusão, trabalho, meio ambiente e geração de renda, as tupãenses reivindicam estudos para a reinserção de mulheres egressas na sociedade e no mercado de trabalho, além de cursos direcionados as prestadoras de serviços domésticos e empresárias.