Manzano defende inclusão de Tupã em projeto voltado ao idoso
Projeto Quero Vida implanta espaço de convivência nos municípios paulistas para pessoas com mais de 60 anos
Publicado em: 18 de maio de 2010
Projeto Quero Vida implanta espaço de convivência nos municípios paulistas para pessoas com mais de 60 anos
A Câmara aprovou indicação do vereador Valdemar Manzano (PPS), na qual solicita ao governador do Estado, Alberto Goldman, e ao secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite, a inclusão de Tupã no projeto Quero Vida, voltado para pessoas com mais de 60 anos.
Manzano também pede o apoio do prefeito Waldemir para viabilizar o convênio com o Estado, a exemplo de cidades vizinhas como Dracena, Pompéia e Marília, que já aderiram ao projeto. “Seria bastante oportuno que o nosso município, por meio do empenho do senhor prefeito, também assinasse esse convênio para garantir melhor qualidade de vida à população da terceira idade”, observa.
O projeto Quero Vida implanta espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos, proporcionando lazer e qualidade de vida a este setor da sociedade que representa 12% da população do Estado de São Paulo, cerca de 4,3 milhões de paulistas.
Até agora, o governo já firmou convênio com 42 municípios, totalizando a liberação de R$ 12,1 milhões. Ao aderir ao projeto, a cidade recebe 300 mil para implantar esse centro de convivência, que segundo Manzano, possui as mesmas características do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
“Seria de grande utilidade que o município fizesse essa parceria com o governo estadual para oferecer um atendimento mais humanizado aos idosos do nosso município”, afirma.
Nesses espaços onde é implantado o projeto Quero Vida, o idoso tem à sua disposição atenção integral com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, num local com normas de acessibilidade, higiene e segurança.
Nas unidades do projeto, os idosos contam com profissionais especializados, como médicos geriatras, equipe de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física e assistentes sociais.
O governo justifica que seu projeto traz benefícios consideráveis para os idosos, já que reduz as internações hospitalares, previne contra acidentes domésticos e o mais importante, combate o isolamento social. Além disso, os vínculos familiares também são fortalecidos, pois os parentes são orientados sobre os cuidados básicos necessários com os idosos.
Com a implantação deste projeto, o governo pretende ainda reduzir as internações em asilos – que em muitos casos são completamente desnecessárias e causam grande frustração à família e ao idoso.
“Enfim, considero bastante interessante e válida essa proposta do governo estadual de oferecer maior dignidade de vida a esse segmento da sociedade tão penalizado em todo o país”, pondera Manzano.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email