Apae de Tupã terá ônibus adequado para o transporte de cadeirantes

Vereador “Ribeirão” intermediou a liberação de recursos para compra de um ônibus zero quilômetro, adequado para o transporte de cadeirantes.

Publicado em: 26 de agosto de 2011

Vereador “Ribeirão” intermediou a liberação de recursos para compra do veículo

A Câmara Municipal recebeu do Executivo o projeto de lei nº 37/2011 que autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 261 mil para a aquisição de um ônibus zero quilômetro, adequado para o transporte de cadeirantes, com recursos repassados pelo Ministério de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O veículo será destinado ao transporte dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tupã.
Em 2009, o vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, esteve em Brasília, onde apresentou uma série de reivindicações ao então deputado federal Dr. Nechar. Na época, o parlamentar, que hoje não é mais deputado federal, se comprometeu destinar um ônibus para a Apae de Tupã. Com isso, o município receberá do governo federal R$ 240 mil. O restante será contrapartida da Prefeitura. “A Apae de Tupã não possui um ônibus para transportar seus alunos cadeirantes. Por isso, fiz o pedido para o Dr. Nechar numa reunião em Brasília”, observa “Ribeirão”.
O ônibus para Apae é um sonho antigo. Vereadores e a própria entidade reivindicam há anos este investimento. “Ribeirão” conta que o pedido do ônibus ocorreu em 2009, mas só em 2011 o recurso foi liberado pelo governo federal. O vereador agradeceu ao Dr. Nechar pelo recurso que proporcionará mais conforto para os alunos.
Segundo “Ribeirão”, o ônibus será adequado para o transporte dos cadeirantes. O veículo a ser adquirido é um ônibus equipado com elevador, com capacidade para oito cadeirantes e, no mínimo, mais 15 lugares para acompanhantes, com poltronas altas, todas elas com cinto de segurança, comprovado o atendimento das exigências do Ministério.
O projeto de lei nº 37/2011 que autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 261 mil para a aquisição do ônibus deve ser votado pelos vereadores na próxima semana. “Este veículo trará uma série de benefícios para os alunos da Apae”, destaca “Ribeirão”.
Atualmente, a Apae de Tupã atende 262 pessoas com deficiência, sendo que 70 permanecem 8 horas na entidade pelo convênio com o SUS. As aulas são ministradas em dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.
Dos 262 assistidos, cerca de 200 alunos precisam ser transportados pela Apae. A entidade possui hoje três peruas, três vans e um microônibus para realizar este serviço. O transporte dos alunos começa às 5h30 da manhã. É preciso buscar e levar o assistido até sua casa.
Alguns alunos da Apae precisam de monitores para acompanhar o transporte, pois não possuem condições de ficarem sozinhos no banco do veículo. Isso reduz o número de vagas, além disso, a entidade tem que fazer mais viagens para garantir a condução escolar de todos.
Outra dificuldade é com relação ao transporte de cadeirantes. Por falta de um transporte adaptado, o aluno precisa ser retirado da cadeira para entrar e descer do veículo, o que requer maior atenção do monitores e familiares.
As aulas do primeiro turno da Apae começam às 7h30. Por causa das várias viagens necessárias para transportar todos os alunos, alguns assistidos chegam atrasado, prejudicando o trabalho pedagógico