Manzano propõe delegação compartilhada em Tupã

Preocupado com o aumento da criminalidade em Tupã, o vereador Valdemar Manzano Moreno propôs a implantação da delegação compartilhada.

Publicado em: 06 de setembro de 2011

Preocupado com o aumento da criminalidade em Tupã, o vereador Valdemar Manzano Moreno propôs, por meio de uma indicação, a implantação da delegação compartilhada, visando o aumento da segurança no município, inclusive na zona rural, com o emprego de policiais militares fardados e munidos do equipamento de proteção individual.
O parlamentar solicitou que o prefeito faça gestões junto ao governo estadual, com a finalidade de celebrar convênio por intermédio da Secretaria da Segurança Pública.
Segundo o vereador Valdemar Manzano Moreno, a delegação compartilhada é a autorização do governo do Estado no sentido de que a Polícia Militar, além de sua jornada de trabalho, permita que o policial faça mais horas de trabalho preventivo e repressivo. A remuneração deste serviço extra para o policial seria feita pela Prefeitura. “Além de sua jornada de trabalho, o policial poderia fazer mais duas horas, por exemplo, com todo o equipamento, incluindo viatura e fardamento para o município”, explica.
Manzano observa que a população de Tupã vive momentos de insegurança contra o patrimônio público e privado. “Ao longo do tempo, a Câmara Municipal tem reivindicado o melhor policiamento por parte da Polícia Militar, ocorre que a polícia não possui o efetivo que seria necessário para Tupã. Hoje, o município é o centro de convergência relacionado ao sistema prisional da Alta Paulista. O juízo das execuções penais desta população está em Tupã. Essa população foi atraída para Tupã por essas circunstâncias. Isso gera esse momento de insegurança que estamos vivenciando. Apesar dessa insegurança não ser só do município, existe no Brasil todo”, analisa.
De acordo com o vereador Manzano,  o comando da Polícia Militar justifica que para se instalar um Batalhão é preciso que o município tenha mais de 100 mil habitantes.  Para o parlamentar, o atendimento a esse segmento relacionado à população carcerária da Alta Paulista justifica a instalação do Batalhão da PM em Tupã, a fim de aumentar o efetivo. Como não há previsão da vinda do Batalhão, Manzano propõe este convênio com a Secretaria Estadual de Segurança para implantação da delegação compartilhada. “Com o Batalhão e o aumento do efeito, nós não precisaríamos dessa alternativa”, comenta.