Lucília Donadelli é eleita presidente do Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno
O Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno se reuniu para aprovar o regimento interno e eleger os membros de departamentos e a própria diretoria.
Publicado em: 14 de setembro de 2011
O Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno se reuniu, no dia 12 deste mês, na Câmara Municipal, para aprovar o regimento interno e eleger os membros de departamentos e a própria diretoria. O órgão é responsável por incentivar as atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação.
A diretoria executiva ficou composta da seguinte forma: presidente, Maria Lucília Donadelli; vice-presidente, Orlando S. Banhos; 1ª secretária, Ludimila de Oliveira C. Valverde; 2ª secretária, Cristiane R. S. Santos; 1ª tesoureira, Silmara R. de Assis Góes; e 2ª tesoureira, Sandra M. Giansante de Rossi.
A vereadora Maria Lucília Donadelli foi a autora projeto de lei de nº 34/2011 que institui o Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno (CMEAM). A parlamentar observa que o comitê foi criado para trabalhar de forma integrada com os dois hospitais e programas que incentivam o aleitamento materno em Tupã. “O comitê se faz necessário para unificar, organizar e coordenar todas essas ações”, destaca.
O objetivo do comitê é recuperar e solidificar a cultura do aleitamento materno e também estimular as mães a amamentar e ao mesmo tempo dar a elas o suporte para que consigam realizar esta tarefa, muitas vezes obstaculizada por informações e atitudes errôneas. O órgão tem caráter ético, técnico, educativo e de assessoria.
Para a vereadora Maria Lucília Donadelli, o aleitamento materno é antes de tudo um ato de amor, de carinho e de proteção para o bebê. De uma forma geral, as crianças que mamam ficam mais protegidas quanto às infecções. O leite materno contém os nutrientes mais importantes para o organismo da criança. “Segundo entendimento científico, o aleitamento materno aumenta o laço afetivo entre mãe e filho, transformando em uma criança tranqüila e mais fácil de socializar-se durante a vida, bem como faz o bebê sentir-se amado e seguro. Enfim, são vários os efeitos positivos na vida da criança. Para a mãe, a amamentação também traz uma série de benefícios, pois ajuda na recuperação pós-parto, diminui o tempo de sangramento, fazendo o útero voltar mais rapidamente ao seu tamanho normal, e a voltar ao seu peso pré-gestacional”, explica.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara