Danilo defende implantação de Programa de Saúde Vocal e Auditivo

Publicado em: 21 de setembro de 2011

Iniciativa atenderia os professores da rede municipal de ensino

Com o objetivo prevenir eventuais problemas de disfonia em professores da rede municipal de ensino, comuns a profissionais dessa área, devido a complicações nas cordas vocais, o vereador Danilo Aguillar Filho voltou a solicitar a implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditivo. A indicação aprovada pela Câmara Municipal, na sessão do dia 19 deste mês, será encaminhada ao Poder Executivo.
Segundo o vereador Danilo, a disfonia, que significa alteração da capacidade de fonação, pode compreender rouquidão, afonia e disfonia propriamente dita. “Essa patologia está relacionada com o esforço da voz e apresenta elevada prevalência entre os professores, uma vez que as condições de uso vocal no exercício de sua profissão são, em grande parte, inadequadas”, alerta.
Danilo observa que a voz do professor é seu principal instrumento de trabalho e a educação é uma atividade de extrema relevância social, fatos que justificam os esforços para melhorar a qualidade do trabalho dessa classe profissional.  “Com a orientação de fonoaudiólogos e o acesso ao tratamento, haverá a melhoria da qualidade de vida do profissional e de seu rendimento, beneficiando-se também os alunos”, destaca.
O objetivo da indicação é implantar o Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditivo para atender os professores e integrantes do quadro do magistério da rede pública municipal de ensino.

Recapeamento

Outra indicação do vereador Danilo, aprovada na sessão do dia 19 deste mês, é referente ao pedido de recape asfáltico ou a realização de tapa-buracos na Rua José Enrique Ari Fernandes. “Essa indicação se faz necessário devido ao fato de se tratar de uma via de importante acesso da zona Sul à Avenida Tabajaras, bem como ao Terminal Rodoviário. Neste local, o revestimento asfáltico encontra-se prejudicado, com formação de buracos de tamanhos distintos e consideráveis, atrapalhando e muito o tráfego de veículos. Por isso, é necessário pelo menos a realização da operação tapa-buracos para minimizar o problema”, observa.