Câmara Municipal tornou-se ponto de coleta de lixo eletrônico

Por meio de uma solicitação do vereador Lucas Machado, que contou com o apoio da vereadora Lucília Donadelli, a Câmara Municipal tornou-se ponto de coleta de lixo eletrônico.

Publicado em: 27 de setembro de 2011

Por meio de uma solicitação do vereador Lucas Machado, que contou com o apoio da vereadora Maria Lucília Donadelli, a Câmara Municipal tornou-se ponto de coleta de lixo eletrônico. O Legislativo tupãense recebeu uma caixa do projeto Eco Cidadão, desenvolvido pela Prefeitura de Tupã, para receber matérias de pequeno porte como baterias de celulares e pilhas.
O vereador Lucas Machado observa que a quantidade de lixo eletrônico produzido pela sociedade não para de crescer. “Atualmente, geramos cerca de 50 milhões de toneladas e, levando em conta o crescente desenvolvimento do setor de tecnologia da informação, a tendência é aumentarmos a produção de lixo eletrônico”, ressalta.
Segundo o vereador Lucas, hoje, o Brasil tem 130,5 milhões de celulares. “Se daqui dois anos todos os aparelhos forem trocados, onde é que vai parar esta montanha de celulares descartados? E o que fazer daqui a quatro ou cinco anos com os 50 milhões de computadores em uso nas empresas e nas residências brasileiras?”, alerta.
Lucas destaca que boa parte deste lixo eletrônico pode ser reutilizado em equipamentos novos ou reciclados em outros produtos. Basta que as pessoas dêem um destino adequado ao seu “e-lixo”.
Para incentivar a destinação correta do lixo eletrônico, o vereador Lucas solicitou ao presidente do Legislativo a implantação de um ponto de coleta no prédio da Câmara Municipal. O recipiente fica no hall de entrada para que a população tenha fácil acesso.