Radialista Toninho de Faveri recebe título de Cidadão Tupãense

A Câmara Municipal de Tupã concedeu o título de Cidadão Tupãense ao radialista Antônio de Faveri. As vereadoras Telma Tulim e Maria Lucília Donadelli foram as autoras do projeto de decreto legislativo.

Publicado em: 27 de setembro de 2011

Durante sessão solene, realizada no dia 22 de setembro, a Câmara Municipal de Tupã concedeu o título de Cidadão Tupãense ao radialista Antônio de Faveri. As vereadoras Telma Tulim e Maria Lucília Donadelli foram as autoras do projeto de decreto legislativo.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, e dos vereadores Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, Telma Tulim, Maria Lucília Donadelli, Valdemar Manzano Moreno, Valmir Zoratto, Lucas Machado e Valdir de Oliveira Mendes. O evento também reuniu profissionais do rádio, amigos, familiares, policiais e autoridades políticas.
Luana de Faveri, filha do radialista homenageado, foi a primeira a usar a tribuna durante a sessão solene. Ela contou um pouco sobre a história de seu pai. “Meu pai nasceu em Rinópolis no dia 25 de agosto de 1949. Foi o primeiro de cinco filhos. Com 12 anos, ele foi para Lucélia onde entrou no seminário e ficou até os 16 anos. Com 16 anos, ele já começou a trabalhar na rádio Difusora de Lucélia. Aos 19 anos foi à Itália. Com 23 anos, ele voltou para Lins e aos 24 anos se mudou para Lucélia onde conheceu minha mãe. Com 29 anos, ele casou e teve três filhos. Há 27 anos mora em Tupã, trabalhando na Rádio Tupã. Parabéns, isso tudo é pelos seus méritos, é o reconhecimento do seu trabalho. Além de um excelente pai, você é um excelente profissional”, contou.
Representando os radialistas, o advogado Pedro Bassan falou sobre a responsabilidade do comunicador. “Toninho creia que para mim é uma emoção muito grande. Você é uma pessoa muito honesta, tem muita responsabilidade no que faz. É muito difícil alguém desenvolver uma tarefa tão importante como a sua com tanta dignidade, tanto respeito e tanta admiração de todos nós que estamos nesta noite aqui, em especial seus colegas que me escolheram para falar”, comentou.
O vice-prefeito Cesar Donadelli, representando o Poder Executivo, também usou a tribuna. “Falar do Toninho é fácil, como homem: um grande pai, um grande marido, um cidadão que tem nas mãos o microfone e dá exemplo diário de vida. Pode ter certeza, é o microfone mais escutado não só de Tupã, mas de toda a região. Como profissional, Toninho é muito combativo e comprometido com a verdade”, destacou.
Ao agradecer o título de Cidadão Tupãense, Antonio de Faveri dividiu a homenagem com todos os profissionais do rádio. “Gostaria que meus amigos da Rádio Tupã se levantassem. Esses estão sendo homenageados e não eu. O que seria Toninho de Faveri se não fossem eles? Não seria ninguém. Toninho de Faveri não existe, existe um conjunto de pessoas que trabalham em prol da comunicação. Eu aceito o título por uma única coisa: eu acredito que não sou apenas eu o homenageado, é a categoria radialista”, disse.
Durante seu discurso, Toninho de Faveri destacou a importância do Legislativo na democracia. “Eu gosto muito da Câmara Municipal. Eu cheguei aqui (Tupã) em 31 de abril e minha primeira participação foi numa sessão da Câmara Municipal. Aqui estavam pessoas que se transformaram em grandes amigos meus, nos quais eu destaco dois: Odinir Magnani e Cacilda do Carmo. Esses dois me marcaram muito, principalmente Odinir Magnani. Muito obrigado Câmara Municipal por todo esse período com qual eu convivi. Eu dou muito valor ao vereador, mas eu critico os vereadores muito. Dou muito valor por entender que sem a Câmara Municipal nós não estaríamos completos. Critico, mas acredito que os senhores vereadores são a peça importantíssima”, ressaltou.
Toninho de Faveri agradeceu a presença de policiais militares e rodoviários. “Eu agradeço também as pessoas que ao longo do tempo conviveram comigo. Eu me senti hoje realizado quando eu vi Félix e Tenório. São sargentos e tenentes da polícia, são pessoas que trabalham comigo no dia a dia. O Combinato da Polícia Rodoviária também, sem eles eu não sou ninguém. Muito obrigado pela presença de vocês, vocês encheram minha alma de satisfação”, destacou.
A vereadora Telma Tulim explicou que esta homenagem reconhece a pessoa Antonio de Fáveri, seus atributos pessoais, sua integridade, assim como seus os relevantes serviços prestados na área da comunicação de Tupã e região. “A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social oferecem ao incremento da cultura, ao mútuo conhecimento e compreensão entre os povos, é grandiosa. Em todos os momentos decisivos do processo de redemocratização do Brasil, a imprensa esteve presente e exerceu fundamental papel para a concretização de um país mais livre, mais democrático. Toninho de Faveri é um exemplo de comunicador que exerce a função social do jornalismo”, destacou.
Segundo a vereadora Telma, é uma alegria ter Toninho de Faveri em nosso convívio não apenas como tupãense de coração, mas como tupãense de fato e é isso que o título concedido pela Câmara Municipal representa.
Já a vereadora Maria Lucília Donadelli elogiou o profissionalismo de Toninho de Faveri. “Acho que foi uma feliz escolha porque o Toninho é uma pessoa que merece. Uma pessoa com a estatura do Toninho, estatura moral, humana e profissional. Ele é formador de opinião não apenas do povo, ele também forma opinião entre os governantes porque através das críticas dele os governantes se direcionam e corrigem suas atitudes. Então, é uma pessoa de tal importância para opinião pública e opinião dos administradores”, analisou.