Vereadora Telma reivindica terreno para a ASPAT construir sua sede

a vereadora Telma Tulim solicitou que o Poder Executivo estude a possibilidade de conceder uma área pertencente ao município para que a ASPAT possa edificar sua sede.

Publicado em: 06 de outubro de 2011

Com o objetivo de auxiliar o trabalho em defesa e proteção dos animais, a vereadora Telma Tulim, por meio de uma indicação, solicitou que o Poder Executivo estude a possibilidade de conceder uma área pertencente ao município, através de permissão de uso por tempo indeterminado, para que a Associação Protetora de Animais de Tupã (ASPAT) possa edificar sua sede.
A ASPAT é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que vem realizando o controle populacional de animais caninos e felinos desde 1998 e graças a esse engajamento, até hoje, foram realizadas mais de cinco mil castrações. “A entidade não possui sede própria, o que vem dificultando bastante o trabalho realizado pela sua presidente, bem como pelos voluntários que lutam pela causa”, observa a vereadora Telma Tulim.
Segundo a vereadora Telma, a dificuldade da ASPAT está principalmente em não ter um local para abrigar os animais abandonados nas ruas, atropelados ou vítimas de maus tratos, bem como os animais para doação. “Em muitas situações, devido à falta de uma sede, bem como de recursos, muitos voluntários acabam por abrigar inúmeros animais em sua casa, e mantêm o seu custeio dos próprios bolsos, o que acaba pesando no orçamento financeiro, visto que os gastos com ração, veterinário, limpeza do local onde eles ficam acaba saindo muito caro”, ressalta.
Atualmente, a entidade conta com a dedicação de poucos voluntários que ajudam a manter o atendimento aos animais atropelados, abandonados e vítimas de maus-tratos.  “Visando dar continuidade ao trabalho ético, atualizado, eficaz, humanizado e consciente que a ASPAT e seus voluntários já realizam, necessário se faz a construção de uma sede própria para um melhor atendimento a esses animais”, defende.

Castração

A vereadora Telma Tulim  também solicitou ao Poder Executivo a destinação de veículo para ser utilizado no transporte de animais até o Centro de Controle de Zoonoses de Tupã durante o período de realização do mutirão de castração que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde. “A indicação visa diminuir as dificuldades encontradas pela população mais carente da cidade, que não possuem condições de levarem seus animais para serem castrados até o Centro de Controle de Zoonoses em virtude da distância do mesmo, que fica no Bairro São Gonzalo”, explica.
A vereadora observa que existem pessoas que deixam de participar do mutirão por não possuírem meios de locomoção para carregar seus animais, muitas vezes, de grande porte, a uma distância tão grande, principalmente após a realização da cirurgia de castração. “O ideal seria que o Centro de Controle de Zoonose tivesse um veículo próprio para realizar o transporte desses animais, garantindo assim uma maior eficiência ao trabalho que já é desenvolvido”, comenta.
O atendimento do mutirão da castração acontece toda terça e quinta-feira, das 8 às 12 horas. É preciso agendar a cirurgia por meio da ASPAT. Nesta campanha, apenas os machos estão sendo atendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses.  Com o mutirão de castração, a Secretaria Municipal de Saúde espera controlar o problema com animais de rua e evitar que cachorros e gatos sejam abandonados em função de uma gestação não desejada.