Ribeirão quer curso de engenharia de biossistemas na Unesp

Presidente da Câmara afirma que implantação de curso no campus local projetaria cidade como referência nacional na área de biossistema

Publicado em: 09 de março de 2010

Ribeirão quer curso de engenharia de biossistemas na Unesp
9/3/2010 - 14:49:57

A Câmara aprovou indicação do presidente Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), a qual encaminha ofícios para o reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Herman Jacobus Cornelis e para o coordenador do campus da universidade em Tupã, Gessuir Pigato, solicitando-lhes a viabilidade de implantar curso de engenharia de biossistemas na unidade do município.

Vereador também solicita ao prefeito Waldemir que interceda junto à reitoria da Unesp para viabilizar o curso e pede ainda o apoio da Associação Comercial, do Sindicato do Comércio Varejista e dos clubes de serviços.

“O campus da Unesp de Tupã se consolidou como um dos mais promissores da universidade e que deixou de ser unidade diferenciada para ser tornar um campus completo, com 380 alunos e ampla infraestrutura. Portanto, a vinda de um novo curso para cá, o de engenharia de biossistemas, elevaria nossa cidade como referência nacional nessa nova área do conhecimento, sem contar os incontáveis benefícios para a cidade e região”, justifica Ribeirão.

A engenharia de biossistemas é uma nova área do conhecimento que surgiu em razão da evolução tecnológica dos processos de produção agropecuária. Na atualidade, a especialização no sistema produtivo do agronegócio está determinada não somente pelo potencial natural de uma determinada região, mas, em grande medida, pela geração de tecnologia na produção.

Ribeirão observa que o perfil profissional dessa área encontra forte campo de aplicação no país, pois a maior parte da tecnologia nos processos para agricultura e zootecnia de base tecnológica ainda é importada, apesar da posição brasileira como grande produtor e exportador de alimentos.

Assim, o profissional de biossistemas atuará no agronegócio ligado a engenharia de infraestrutura; a sistemas de drenagem e irrigação; sistemas e métodos de conversão e conservação de energia e impacto energético; fontes tradicionais, alternativas e renováveis; instalações diversas para a agroindústria; tecnologia; acondicionamento, armazenamento, pós-colheita e preservação de produtos; agricultura de precisão; pesquisa operacional e otimização de sistemas agropecuários, dentro outras áreas.

“O engenheiro de biossistemas poderá trabalhar em empresas ligadas a projetos e instalação de sistemas agropecuários, consultorias e empresas de produção agropecuária, sendo, portanto, uma carreira promissora e com enorme contribuição para o desenvolvimento do país e da nossa região”, conclui o presidente do legislativo.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal