Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno define plano de ações para 2012

O Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno, presidido pela vereadora Maria Lucília Donadelli, se reuniu para elaborar o plano de ações 2012.

Publicado em: 01 de dezembro de 2011

O Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno, presidido pela vereadora Maria Lucília Donadelli, se reuniu, no dia 29 de novembro, na Câmara Municipal, para elaborar o plano de ações 2012. O órgão é responsável por incentivar as atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação.
Para o próximo ano, os membros do Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno elaboraram diversas propostas, entre elas: anexar os 10 passos relacionados ao aleitamento materno em todas as unidades de saúde; confecção de folders para divulgação do aleitamento materno; treinamento para todos os profissionais que trabalham com o aleitamento materno nas unidades e instituições; entregar folders nas clínicas particulares de ginecologia e pediatria; e capacitação específica com os agentes comunitários de saúde sobre o aleitamento materno.
 Durante a reunião, a vereadora Maria Lucília Donadelli pediu que os participantes relatassem suas experiências sobre o aleitamento materno. Em seguida, os membros do comitê iniciaram a discussão para elaborar as propostas para 2012. “O comitê foi criado para trabalhar de forma integrada com os dois hospitais e programas que incentivam o aleitamento materno em Tupã”, destaca.
A vereadora Lucília Donadelli foi a autora projeto de lei de nº 34/2011 que institui o Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno (CMEAM). “O aleitamento materno é antes de tudo um ato de amor, de carinho e de proteção para o bebê. De uma forma geral, as crianças que mamam ficam mais protegidas quanto às infecções. O leite materno contém os nutrientes mais importantes para o organismo da criança”, informa.
Segundo a vereadora Lucília Donadelli, o objetivo do comitê é recuperar e solidificar a cultura do aleitamento materno e também estimular as mães a amamentar e ao mesmo tempo dar a elas o suporte para que consigam realizar esta tarefa, muitas vezes, obstaculizada por informações e atitudes errôneas. O órgão tem caráter ético, técnico, educativo e de assessoria.