Câmara Municipal homenageia o farmacêutico Ducler César

O farmacêutico Ducler César foi homenageado pela Câmara Municipal, por meio de moção de congratulações, de autoria do vereador Valmir Zoratto.

Publicado em: 08 de dezembro de 2011

Vereador Valmir Zoratto foi o autor da moção de congratulações

O farmacêutico Ducler César foi homenageado pela Câmara Municipal, por meio de moção de congratulações, de autoria do vereador Valmir Zoratto, em virtude de sua longa e elogiável carreira profissional e de sua exemplar conduta pessoal. O parlamentar observa que essa homenagem é o reconhecimento do esforço e trabalho deste farmacêutico.
Nascido no dia 3 de janeiro de 1934, Ducler César começou a trabalhar em 1945, quando tinha onze anos, na Farmácia Jóia, no Distrito de Teçaindá, município de Martinópolis. Órfão de pai, chefe de família, precisou começar cedo a trabalhar meio período, pois no outro período, estudava. Em 1947, mudou-se com a mãe, o irmão e a irmã para Quatá onde foi trabalhar na Farmácia Nossa Senhora Aparecida, do farmacêutico e prefeito de Quatá, Antônio Silva, onde permaneceu até 1954.
Transferiu-se com toda a família para Tupã, cidade maior, a fim de tentar uma nova vida, passando a trabalhar na Farmácia Cruzeiro, cujo proprietário era Francisco Garcia Filho (o “seu” Chiquinho da Farmácia). Em 1956, transferiu-se para a Farmácia União, dos irmãos Waldemar e Sakae Nishimoto. Já no final de 1960, casado, fez uma sociedade com o cunhado, o Chiquinho Garcia, da Farmácia Cruzeiro: os dois abriram a Farmácia Cruz Vermelha. Depois de dois anos, Ducler comprou a parte do cunhado na farmácia. Pelo tempo de Serviço, um curso feito em São Paulo e fazendo jus ao desempenho, foi-lhe cedido, pelo Governo Federal, um certificado de Oficial de Farmácia Provisionado que dá o direito de responder tecnicamente por farmácia.
Em 1990 vendeu a Farmácia Cruz Vermelha, tornando-se responsável técnico da Drogaria Farma Noite Dia, de propriedade de seu filho Adilson, onde permanece até hoje. Passaram, pelo aprendizado de Ducler César, vários funcionários que hoje são proprietários bem sucedidos, até mesmo na adolescência, um ex-prefeito de Tupã, Jesus Guimarães, que, em julho de 1997, escreveu, no Diário, uma crônica, intitulada “Os bons de agulha”, a respeito de como era antigamente uma farmácia. Além do Adilson, tem mais duas filhas, Mara e Kátia, todos casados, dez netos e duas bisnetas. Viúvo de Lourdes Guirado César, hoje é casado com a professora Eleny Rosa Vieira César.
A moção de congratulações, aprovada na sessão do dia 5 de dezembro, foi entregue ontem pelo vereador Valmir Zoratto, ao farmacêutico Ducler César. “Queremos reconhecer o esforço e trabalho desse farmacêutico, que tem se dedicado cada vez mais a sua profissão”, destaca o parlamentar.