Luis Carlos Sanches solicita recursos para implantação de Observatório de Astronomia

Publicado em: 09 de dezembro de 2011

O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches está pleiteando recursos na ordem de R$ 100 mil para a implantação de um Observatório Municipal de Astronomia. A intenção é viabilizar o projeto por meio de incentivos e apoio político e administrativo do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Com a aprovação desta indicação, o vereador Luis Carlos Sanches encaminhou ofícios para as seguintes autoridades: prefeito Waldemir Gonçalves Lopes; secretária Municipal de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; deputado estadual Jorge Caruso; ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e chefe do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio de Mell Rebello.
De acordo com o vereador Luis Carlos Sanches, a finalidade desta indicação é pleitear recursos para implantação do Observatório Municipal de Astronomia. O local, que se possível deveria ser agregado a uma área de preservação ambiental, servirá para abrigar exposições permanentes e temporárias, e experiências interativas no campo da ciência e tecnologia.
A implantação do Observatório Municipal de Astronomia, segundo Luis Carlos, visaria também treinar professores do ensino fundamental, médio e superior, que desejassem incorporar práticas experimentais e temas atuais em suas metodologias de ensino. “O observatório é um local onde se tem acesso ao tema astronomia, um fascinante mundo a ser estudado e explorado. Este observatório a ser implantado em nossa cidade teria como objetivo atuar na melhoria da educação científico-tecnológica, em todos os graus de ensino, dentro de uma perspectiva ampla. Serviria ainda para explorar as interfaces entre Ciência, Tecnologia e Cultura, integrando os alunos da nossa cidade com instituições de ensino fundamental, médio e superior e empresas, públicas ou privadas, para o desenvolvimento de atividades relacionadas às ciências”, informa.
O vereador Luis Carlos Sanches também explica que o Observatório Municipal de Astronomia teria ainda como meta, articular temática e administrativamente projetos em educação científica e tecnológica, agregando pessoas em atividades para a consecução de objetivos comuns em ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade científica.
Segundo o vereador Luis Carlos, o Observatório Municipal de Astronomia também atenderia o Clube de Astronomia de Tupã (CAT), que há nove anos ministra aulas de astronomia. Ao longo desses anos, cerca de 300 alunos participaram do curso oferecido pelo CAT, que é realizado numa sala cedida por uma escola estadual.