Vereador “Ribeirão” visita ZPE de Fernandópolis

O vereador “Ribeirão” esteve em Fernandópolis, onde foi conhecer como ocorreu a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) naquele município.

Publicado em: 16 de dezembro de 2011

Parlamentar preside CPE que estuda criação da ZPE em Tupã

O vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, esteve em Fernandópolis, onde se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Luis Antonio Arakaki, e com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF), Carlos Takeo Sugui, para conhecer como ocorreu a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) naquele município. Trata-se de um distrito industrial onde as empresas que produzem bens exportáveis operam com isenção de impostos e incentivos administrativos.
As finalidades das ZPEs, segundo o vereador “Ribeirão”, são: atrair investimentos estrangeiros; reduzir desequilíbrios regionais; fortalecer o balanço de pagamentos; promover a difusão tecnológica, criar empregos; promover o desenvolvimento econômico e social do país; e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.
O vereador “Ribeirão” preside a Comissão Parlamentar Especial (CPE) criada para elaborar estudos objetivando a criação e implantação de uma ZPE em Tupã.  Por isso, o parlamentar foi conhecer como Fernandópolis conseguiu a criação da ZPE junto ao governo federal e como o município realizou os estudos que demonstraram a viabilidade técnica do projeto para aquela região.
A ZPE Paulista em Fernandópolis é a única do Estado de São Paulo e possui área de 156,8 hectares, localizada entre as rodovias Euclides da Cunha e Carlos Gandolfi, e fundos para a Ferrovia America Latina Logística, em terreno plano, a 4km do perímetro urbano, de fácil logística para as regiões de São Jose do Rio Preto e Araçatuba, além dos estados de Minas Gerais (40 km), Mato Grosso do Sul (90 km) e Goiás (150 km).
Além da realização de estudos, “Ribeirão” observa que Fernandópolis contou com apoio político para criar a ZPE. Nesta busca pela viabilização da ZPE em Tupã, o parlamentar informa que o município está tendo o apoio político do deputado federal (PT), Cândido Vaccarezza. “As Zonas de Processamento de Exportação se caracterizam como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro”, explica.

Segundo o vereador “Ribeirão”, a implantação da ZPE em Tupã é uma forma de incentivar a vinda de novas indústrias para a região da Alta Paulista e gerar mais emprego e renda. “A ZPE é uma forma de desenvolver as regiões menos desenvolvidas no Brasil. Conseguindo a ZPE, nós vamos atrair grandes empresas para a região e criar mais vagas de emprego”, destaca.
A Nova Alta Paulista é considerada a segunda região mais pobre do Estado de São Paulo, perdendo apenas para o Vale do Ribeira. Por causa disso, o vereador “Ribeirão” acredita que Tupã se enquadra no perfil da ZPE, entretanto, será preciso o desenvolvimento de um estudo técnico que comprove essa necessidade da região. “É um trabalho que não acontece da noite para o dia, mas vamos pleitear a criação da ZPE no governo federal”, comenta.