Projeto institui Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva
Vereadora Telma Tulim apoia proposta da deputada Célia Leão, em tramitação na Assembleia Legislativa
Publicado em: 18 de maio de 2010
Vereadora Telma Tulim apoia proposta da deputada Célia Leão, em tramitação na Assembleia Legislativa
A vereadora Telma Tulim (PSDB) encaminhou Moção de Apoio ao Projeto de Lei 349/2010, de autoria da deputada Célia Leão, que institui o Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva no Estado de São Paulo. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa.
Telma diz que incluir no calendário oficial do Estado uma data para defender e lutar pela educação inclusiva contribuirá para estimular o tão necessário debate sobre o tema. “Com esse dia de reflexão, estaríamos garantindo conquistas e maior atenção ao assunto, contribuindo assim para vencermos o desafio de incluir os portadores de necessidades especiais não somente nas escolas, mais em um contexto mais amplo que é a sociedade”, justificou a vereadora.
Educação inclusiva, conforme esclarece a vereadora, é a definição para um ensino “de todos para todos”, onde os ditos "normais" e os portadores de algum tipo de necessidade especial poderão aprender uns com os outros. “Entendemos que há a necessidade de convivência para que realmente exista uma educação de qualidade”, observa.
Segundo a definição da própria deputada Célia Leão, ampla defensora dos direitos dos portadores de necessidades especiais no país, a educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, através da reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.
“Em suma, é uma abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos”, pondera a vereadora Telma Tulim.
O projeto de lei em tramitação na Assembleia do Estado classifica como sistema educacional inclusivo quando este reconhece que todas as crianças podem aprender; atende aos estudantes portadores de necessidades especiais na vizinhança da sua residência; propicia a ampliação do acesso destes alunos às classes regulares; propicia aos professores da classe regular um suporte técnico através de estruturas, sistemas e metodologias de ensino que atenda as necessidades de todas as crianças; percebe que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes, reconhecendo e respeitando diferenças nas crianças em relação à idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde; leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência, entre outras.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email