Lucas Machado participa de Congresso da Juventude Tucana em Goiás

O vereador Lucas Machado participou do Congresso da Juventude da Social Democracia, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia (GO).

Publicado em: 22 de dezembro de 2011

O vereador Lucas Machado participou do Congresso da Juventude da Social Democracia, que ocorreu nos dias 16 e 17 deste mês, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia (GO). Mais de mil jovens, de todas as regiões do Brasil, participaram do evento.
Políticos de expressão nacional, como o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador José Serra (SP), se uniram aos jovens para a arena de debates montada no evento. Nela, os convidados apresentaram seus pontos de vista e também integraram uma roda de conversas, na qual respondiam a perguntas elaboradas pelos próprios militantes.
De acordo com o vereador Lucas Machado, a redução da maioridade penal, o fim do serviço militar obrigatório e a realização de eleições primárias para a definição de candidaturas majoritárias estão entre as propostas defendidas pelos jovens do PSDB.
A juventude do partido divulgou no sábado os cinco temas centrais da “Carta de Goiânia”, um documento no qual citam seus principais pontos de vista. Os itens presentes na carta serão defendidos pelos militantes, e todos os candidatos que terão a “chancela” dos jovens tucanos se comprometerão com a divulgação.
O primeiro ponto é a definição da corrupção como um crime hediondo. Os jovens do PSDB acreditam que, caso a corrupção seja qualificada deste modo, haverá mais agilidade e mais rigor na punição dos responsáveis por este tipo de crime.
A redução da maioridade penal é o segundo tema de destaque. Para a Juventude do PSDB, pessoas com mais de 16 anos devem responder integralmente pelos seus crimes – e, para os responsáveis por crimes hediondos, não deve haver restrição de idade para as punições.
Em terceiro lugar, os militantes apontam que a meia-entrada em eventos esportivos e culturais deve ser expandida a todos os jovens até 24 anos – independentemente deles serem estudantes ou não. A alegação da juventude tucana é que a medida acabaria com o “monopólio de carteirinhas”, a falsificação de documentos e traria benefícios também a jovens que, por opção, não estudem.
O quarto ponto é a defesa da extinção da obrigatoriedade do serviço militar. Os jovens do PSDB citam que a carreira militar deve ser tratada de maneira profissional, como uma opção para os que querem segui-la, sem o viés da obrigação.
Por fim, a “Carta de Goiânia” mostrou que os jovens do partido são favoráveis à realização de eleições primárias com os filiados do partido para a definição de candidaturas para eleições majoritárias.
Atualmente, o vereador Lucas Machado é vice-presidente da JPSDB Nacional, na gestão do presidente Marcello Richa.