Ribeirão” destaca que ônibus adaptado trouxe mais qualidade de vida para os alunos da APAE

A APAE de Tupã recebeu a doação de um ônibus zero quilômetro, adequado para o transporte de cadeirantes. O vereador “Ribeirão” foi quem intermediou a liberação dos recursos.

Publicado em: 07 de fevereiro de 2012

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tupã recebeu a doação de um ônibus zero quilômetro, adequado para o transporte de cadeirantes. O veículo, adquirido pela Prefeitura de Tupã por meio de recursos repassados pelo Ministério de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, facilitou o transporte dos alunos assistidos pela entidade. O vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, foi quem intermediou a liberação dos recursos junto ao então deputado federal Dr. Nechar.
Em 2009, “Ribeirão esteve em Brasília, onde apresentou uma série de reivindicações ao então deputado federal Dr. Nechar. Na época, o parlamentar, que hoje não é mais deputado federal, se comprometeu destinar um ônibus para a APAE de Tupã. Com isso, o município recebeu do governo federal R$ 240 mil. O restante do investimento foi contrapartida da Prefeitura. Após adquirir o veículo, a administração municipal fez a doação do mesmo.
De acordo com o vereador “Ribeirão, o pedido do ônibus ocorreu em 2009, mas só em 2011 o recurso foi liberado pelo governo federal. A entrega do veículo ocorreu no dia 31 de janeiro. O vereador agradeceu ao Dr. Nechar pela liberação do recurso que possibilitou este investimento, proporcionando mais conforto aos alunos. “Esse ônibus, equipado com elevador, tem capacidade para transportar oito cadeirantes. Além disso, o veículo possui 15 lugares para acompanhantes”, informa.
Atualmente, a APAE de Tupã atende 260 pessoas com deficiência. Cerca de 70 alunos permanecem 8 horas na entidade pelo convênio com o SUS. As aulas são ministradas em dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Cerca de 200 alunos precisam ser transportados pela APAE. “Este ônibus trouxe uma série de benefícios para os alunos da Apae”, destaca “Ribeirão”.
Segundo o presidente da APAE, Benedito Rodrigues Gonçalves, o ônibus proporcionou maior qualidade aos alunos. Antes da chegada deste veículo adaptado, alguns assistidos chegavam atrasados na instituição, pois o transporte era realizado por meio de vans, peruas e um microônibus. Alguns alunos da APAE, que não possuem condições de ficar sozinhos no banco do veículo, precisavam de monitores para acompanhar o transporte. Isso reduzia o número de vagas e obrigava a entidade fazer mais viagens para garantir a condução escolar de todos.