Vereadora Telma defende inclusão de Tupã no plano de enfrentamento ao crack

Vereadora Telma encaminhará ofícios ao governo federal solicitando a inclusão dos pequenos municípios neste plano de enfrentamento ao crack e outras drogas.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2012

A Operação Cracolândia, realizada pela Polícia Militar no mês passado na capital paulista, colocou em discussão na sociedade brasileira a dependência do crack como um problema de saúde pública. O consumo de drogas deixou de ser uma questão exclusiva dos grandes centros, passando a afetar cidades de pequeno porte como é o caso de Tupã. Diante da evolução da dependência química no Brasil, o governo federal anunciou a criação de Unidades de Acolhimento para dependentes. No entanto, apenas municípios com população igual ou superior a 200 mil habitantes poderão solicitar o auxilio financeiro ao Ministério da Saúde para a implantação das unidades de na modalidade adulto. E, para a modalidade infanto-juvenil, somente os que tiverem população igual ou superior a 100 mil habitantes.
                   Na sessão realizada no dia 6 deste mês, a vereadora Telma Tulim apresentou uma indicação solicitando à presidente Dilma Rousseff, ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha e ao secretário municipal de Saúde,Wilian Manfré, esforços no sentido de incluir as pequenas cidades, principalmente a Estância Turística de Tupã, no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O programa visa à destinação de verbas públicas a serem investidas em diversas ações de políticas públicas integradas, em setores como saúde, educação, assistência social e segurança pública.
                   Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que começou em 2010 e terminou no ano passado traz dados assustadores. O trabalho, que recebeu o nome de 'Observatório do Crack', revelou que atualmente mais de 89% dos 4.430 municípios brasileiros pesquisados apresentam problemas com circulação de drogas.
                   A vereadora Telma Tulim espera que o governo federal inclua os pequenos municípios nas ações de enfrentamento ao crack e outras drogas. O governo federal pretende investir até 2014 um total de R$ 4 bilhões no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O Estado de São Paulo, por exemplo, receberá R$ 500 milhões para combater o uso do crack.
                   No Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, a vereadora Telma observa que a assistência social terá como foco preservar agravamentos nos casos de dependência, desenvolver a autonomia individual do usuário, buscar alternativas para novos projetos de vida e auxiliar as famílias envolvidas. “O atendimento será feito pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS), coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais no Brasil. Os principais serviços disponibilizados pelo SUAS são divididos entre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referências Especializados para Atendimento da População em Situação de Rua (Centro POP)”, explica.
Outro braço do Plano, segundo a vereadora Telma, será a prevenção do problema por meio da capacitação de professores e policiais militares educadores para explicar o efeito das drogas nas escolas. Também serviços telefônicos gratuitos estarão à disposição 24 horas, além de um site na internet, para informações e orientações sobre o crack e outras drogas. Campanhas publicitárias de utilidade pública, ao longo do ano, serão vinculadas pela mídia.
Com a aprovação da indicação, a vereadora Telma encaminhará ofícios ao governo federal solicitando a inclusão dos pequenos municípios neste plano de enfrentamento ao crack e outras drogas.