Telma Tulim propõe implantação de sala descentralizada da FATEC em Tupã

A vereadora Telma Tulim solicitou à diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, que estude a possibilidade de implantar uma sala descentralizada da FATEC em Tupã.

Publicado em: 16 de fevereiro de 2012

A vereadora Telma Tulim solicitou à diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, que estude a possibilidade de implantar uma sala descentralizada da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Tupã. O pedido foi apresentado durante a inauguração das ampliações da Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Massuyuki Kawano, que ocorreu no dia 8 deste mês, tendo a presença do governador Geraldo Alckmin.
No final do ano passado, a vereadora Telma Tulim apresentou uma indicação propondo a implantação da sala descentralizada da FATEC. “Inúmeras solicitações já foram feitas no sentido de obtermos uma FATEC em nossa cidade, todavia, da mesma forma como ocorreu com a ETEC, que se iniciou com salas descentralizadas e após intenso trabalho político foi instalada aqui, talvez a melhor forma de iniciarmos o trabalho de instalação da FATEC seja com salas descentralizadas”, observa.
O curso superior de tecnologia é essencialmente um curso de graduação, com características diferenciadas de acordo com o respectivo perfil profissional de conclusão. A permanente ligação dos cursos de tecnologia com o meio produtivo e com a necessidade da sociedade os colocam em uma excelente perspectiva de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação. “Os cursos tecnológicos foram concebidos para atender às reais necessidades do mercado e da sociedade. Isto fica claro quando as próprias diretrizes curriculares fazem distinção entre o bacharel e o tecnólogo. A formação do tecnólogo é, obviamente, mais densa em tecnologia. Não significa que não deva ter conhecimento científico. O seu foco deve ser o da tecnologia, diretamente ligada à produção e gestão de bens e serviços. A formação do bacharel, por seu turno, é mais centrada na ciência, embora sem exclusão da tecnologia. Trata-se, de fato, de uma questão de densidade e de foco na organização do currículo”, explica a vereadora Telma.
Os cursos da FATEC-SP já colocaram no mercado de trabalho mais de 17 mil tecnólogos, profissionais de nível superior cuja formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais de bens e serviços. É política institucional o contato permanente com os setores produtivos desses bens e serviços, ensejando projetos em parceria e garantindo a necessária atualização curricular.
Além de entregar o pedido para a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a vereadora Telma Tulim também solicitou apoio político ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e ao deputado estadual Mauro Bragato.
O Centro Paula Souza administra 203 Escolas Técnicas (Etecs) e 52 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 157 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Já nas Fatecs, 54.657 alunos estão matriculados nos 61cursos de graduação tecnológica.