Luis Carlos e “Ribeirão” defendem construção de anel viário

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches, e o vereador “Ribeirão”, defendem a realização de melhorias no sistema viário urbano com implantação de um anel viário.

Publicado em: 09 de março de 2012

Objetivo é desafogar o trânsito de caminhões na área central

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches, e o vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, defendem a realização de melhorias no sistema viário urbano com implantação de um anel viário. A proposta tem por objetivo interligar as áreas comerciais, industriais e agrícolas e reduzir o trânsito de caminhões na área central da cidade.
Para viabilizar esse investimento, Luis Carlos e “Ribeirão” buscarão apoio junto ao governo estadual e federal. Ofícios da indicação, aprovada na sessão do dia 5 deste mês, serão encaminhados ao deputado federal Cândido Vaccarezza, ao deputado estadual Campos Machado, ao governador Geraldo Alckmin e ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes.
De acordo com os vereadores Luis Carlos e “Ribeirão”, o anel viário interligaria a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a partir da base da Polícia Rodoviária, com as proximidades da futura sede do Tupã Thermas Park & Resort SPA, passando pela estrada Vicinal Tupã/Queiroz, indo em direção ao 3º Distrito Industrial Eizi Hirano.
A indicação dos vereadores atende a uma solicitação dos moradores, que entregaram aos parlamentares um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas. Atualmente, o tráfego pesado é feito pela área urbana. Os veículos adentram pelo Trevo do IBC, passando pela Rua Brasil sentido até a Rua Timborés. Além de uma importante via de ligação entre o centro da cidade e a região da Vila Abarca, a Rua Brasil também se tornou uma das principais vias de acesso para quem necessita ir até as chácaras localizadas no loteamento do aeroporto. “Por causa desse fluxo de veículos, a Rua Brasil e a Rua Timborés, assim como parte da Avenida Tamoios, não estão mais suportando o tráfego tão intenso e pesado que traz inúmeros transtornos aos moradores”, observam.
Por causa do alto custo da obra, Luis Carlos e “Ribeirão” defendem a execução do investimento por etapas, começando pela SP-294 até a vicinal Tupã/Queiroz. “O objetivo é proporcionar um acesso mais rápido e adequado aos veículos agropecuários pesados que diariamente buscam acesso entre a SP-294 e a vicinal rumo à Queiroz. Tudo isso em razão do grande volume de tráfego de caminhões, carretas e treminhões que vão ao Frigorífico Estrela, à Granja Yabuta, e à Usina de Açúcar e Álcool de Queiroz, entre outras propriedades rurais localizadas nesta movimentada estrada vicinal”, ressaltam.
Segundo os vereadores Luis Carlos e “Ribeirão”, a planta geral da Estância Turística de Tupã já conta com a previsão de implantação de um anel viário que possibilitará a interligação da Rodovia SP-294 com a Vicinal Tupã-Queiroz, afastando o tráfego de caminhões das áreas centrais, tendo marco inicial, a via marginal localizada nas proximidades do 3º Distrito Industrial. “Assim, é necessário tão somente obter recursos para a realização desta obra, com a implantação de infraestrutura necessária, pavimentação asfáltica e demais serviços de urbanismo”, destacam.
Atualmente, Tupã conta com três distritos industriais e com uma grande gama de empresas localizadas em outras áreas de nossa cidade. Dentre as empresas instaladas no município, três em especial (Frigoestrela, Pilão Amidos e Complexo de Secagem de Amendoim da Camap) promovem intenso movimento de caminhões no escoamento de seus produtos e recebimento de matéria para o desenvolvimento de suas atividades. “Os caminhões que prestam serviços para essas empresas, muitas vezes, têm que transitar pelas áreas centrais da cidade para poder ter acesso a Rodovia SP-294, o que causa certo desconforto ao trânsito local”, comentam.
Além de melhorar o trânsito, os vereadores Luis Carlos Sanches e “Ribeirão” destacam que a construção do anel viário trará inúmeros benefícios diretos aos setores comercial e industrial de Tupã. “O anel viário servirá também como um atrativo para que mais empresas se estabeleçam na Estância, contribuindo para o progresso e a geração de novos empregos no município”, ressaltam.