“Ribeirão” destaca participação do Legislativo na implantação do novo curso da Unesp

O “Ribeirão” utilizou a tribuna para falar sobre o trabalho da Câmara Municipal na busca por novos investimentos para o campus experimental da Unesp de Tupã.

Publicado em: 14 de março de 2012

Durante a sessão realizada no dia 12 deste mês, o vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, utilizou a tribuna para falar sobre o trabalho da Câmara Municipal na busca por novos investimentos para o campus experimental da Unesp de Tupã. Na manhã de ontem, o governador Geraldo Alckmin assinou o Projeto de Lei para repasse de recursos para implantação de 11 novos cursos de graduação na Unesp, todos na área de Engenharia, em nove cidades, incluindo Tupã. Dois cursos irão compor um novo campus da universidade em São João da Boa Vista.
Em novembro de 2011, o vereador “Ribeirão” solicitou à Reitoria da Unesp que estudasse a viabilidade de se criar o curso de engenharia de biossistemas em Tupã. Ofícios também foram encaminhados ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, ao coordenador Executivo do Campus da Unesp de Tupã, Gessuir Pigato, e aos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), do Sindicato do Comércio Varejista de Tupã (Sincomércio), do Rotary Vanuíre, do Lions e das Lojas Maçônicas.
Por meio de indicação, o vereador “Ribeirão” já havia proposto em 2010, a implantação do curso de engenharia de biossistemas. “A assinatura do governador é algo muito bom para Tupã. A Câmara Municipal sempre esteve presente nos momentos importantes de Tupã. Os vereadores desta Casa estão sempre reivindicando, requerendo, indo atrás. Tudo que acontece no município é o esforço da sociedade, dos vereadores, dos grupos organizados, do prefeito, dos deputados, do governo estadual e do governo federal”, destacou.
Segundo o vereador “Ribeirão”, a engenharia de biossistemas é uma nova área do conhecimento que surgiu em razão da evolução tecnológica dos processos de produção agropecuária. “O perfil profissional dessa área encontra forte campo de aplicação em nosso país, pois a maior parte da tecnologia nos processos para agricultura e zootecnia de base tecnológica ainda é importada, apesar de o Brasil ser grande produtor e exportador de alimentos”, analisou.
O vereador “Ribeirão” ressalta que a formação de engenheiros no Brasil é um grande desafio. Dados da OCDE (2007) demonstram que dos egressos de cursos de nível superior, 35% são de cursos de engenharia na China; 25% na Coréia do Sul; 14% no México; e 7% na Argentina. No Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior em 1999, 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.
“Ribeirão” acredita que a implantação do curso de engenharia de biossistemas, que terá 40 vagas, atrairá estudantes de todo o Brasil. “O desenvolvimento de uma cidade não se faz apenas com os moradores desta cidade. Se faz também com aqueles que vêm para estudar. Eles passam a ser não apenas estudantes, mas consumidores do comércio e do setor imobiliário”, observou.
A conquista do novo curso, segundo “Ribeirão”, é fruto do trabalho do Legislativo, do prefeito, do governador e dos deputados. “Assim que esse curso for implantado, vamos trabalhar para que outros também possam vir para Tupã”, ressaltou.

Campus

Além do novo curso, “Ribeirão” lembrou que em 2001 fez um requerimento ao governo do Estado, ao prefeito e ao então deputado estadual Edson Aparecido, solicitando a criação e instalação do campus da Unesp em Tupã. “Nós fizemos uma comissão parlamentar na época, fizemos reuniões com deputados. Foi um trabalho demorado, pois não é fácil trazer um curso, quanto mais pedir uma universidade pública de alta qualidade e gratuita. Depois de dois anos, o ex-prefeito Manoel Gaspar, juntamente com o deputado Edson Aparecido, com o apoio desta Casa e do governo estadual, conquistou o primeiro curso para Tupã”, recordou.
A unidade de Tupã iniciou suas atividades no ano de 2003, a partir do "Programa Unesp para Expansão de Vagas no Ensino Superior Público do Estado de São Paulo", oriundo de convênio firmado entre Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. A unidade oferece atualmente 80 vagas anuais (divididas nos períodos diurno e noturno) para o curso de graduação em Administração.
Outra reivindicação lembrada pelo vereador “Ribeirão”, na gestão do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, foi a implantação da biblioteca no campus da Unesp de Tupã. “Hoje, a biblioteca já está funcionando”, comentou.