Luis Carlos defende implantação de elevadores nos ônibus da frota municipal e do transporte coletivo

O vereador Luis Carlos Sanches defende a implantação de elevador nos ônibus, micro-ônibus e demais veículos de transporte coletivo da frota municipal de ensino.

Publicado em: 28 de março de 2012

Com o objetivo de facilitar a entrada e saída de deficientes físicos e portadores de mobilidade reduzida, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, defende a implantação de elevador nos ônibus, micro-ônibus e demais veículos de transporte coletivo da frota municipal de ensino, assim como nos micro-ônibus da empresa circular. A indicação foi aprovada pelos vereadores na sessão do dia 19 deste mês.

De acordo com o vereador Luis Carlos Sanches, essa indicação feita ao Poder Executivo se fundamenta num antigo apelo que vem sendo feito pelas pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida. “Esse pedido encontra guarida legal em várias legislações, como, por exemplo, a Lei Federal Nº 10.048, de 08/11/2000, na qual, em resumo, dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiências físicas. Nossa indicação também está embasada na Lei Federal Nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”, explica.

O vereador Luis Carlos observa que a pessoas com deficiências, especialmente os cadeirantes, têm muita dificuldade para subir ao ônibus. “Nós percebemos que há outras cidades que têm esse serviço (elevador). A própria empresa que é responsável pelo transporte coletivo de Tupã já realiza este tipo de serviço na cidade de Osvaldo Cruz. Então, é um pedido especial que fazemos para os diretores e proprietários da empresa Guerino Seiscento, a exemplo de Osvaldo Cruz, coloque também no município de Tupã um ônibus com elevador para que os deficientes possam usufruir deste serviço”, ressalta.

O parlamentar também sugere ao Poder Executivo que ao renovar o contrato de concessão do transporte coletivo exija elevadores nos ônibus para atender as necessidades dos portadores de deficiência e garantir o direito de acessibilidade.  “O pedido nesse sentido nos foi encaminhado, recentemente, pelo Cláudio Silva, atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Deficientes Físicos de Tupã”, informa.

Capacitação

Em outra indicação, aprovada no dia 26 deste mês, de autoria do vereador Luis Carlos, propõe ao Poder Executivo que implante cursos de capacitação e aprimoramento para os motoristas da Prefeitura que transportam pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida. O treinamento deve obedecer aos moldes dos procedimentos que já existem em várias outras prefeituras brasileiras, assim como na APAE de Tupã. “Conceder aos deficientes condições de acessibilidade não basta. É necessário também treinar, ou melhor, capacitar e aprimorar os profissionais que, diariamente, lidam com essas questões”, observa o vereador, ressaltando que os motoristas da Prefeitura são muito dedicados.