Lucas Machado reivindica recursos para a Legião Mirim e Casa Emanuel

O vereador Lucas Machado esteve em São Paulo, onde apresentou alguns pedidos ao deputado estadual Bruno Covas, que é secretário estadual do Meio Ambiente.

Publicado em: 03 de abril de 2012

O vereador Lucas Machado esteve em São Paulo, onde apresentou alguns pedidos ao deputado estadual Bruno Covas, que é secretário estadual do Meio Ambiente, visando à liberação de recursos para a Legião Mirim e Casa Emanuel. O objetivo é conseguir R$ 80 mil para cada entidade por meio de emendas parlamentares.

Segundo o vereador Lucas Machado, a Legião Mirim e a Casa Emanuel são entidades que prestam serviços de grande relevância social para o município. Por isso, a busca desses recursos é uma forma de auxiliar as duas instituições no desenvolvimento de suas atividades.

Mantida pela Assistência Social e Cultural da Assembléia de Deus, a Casa de Emanuel tem o objetivo de prestar serviços à sociedade de assistência ao idoso. Sua linha de serviços se caracteriza pelo atendimento em regime de abrigo aos idosos de ambos os sexos, sem vinculo familiar ou sem condições de prover a própria subsistência, de modo a satisfazer as suas necessidades de moradia, alimentação, saúde e convivência familiar.

Presidida pelo pastor Josué Giunco, a Casa Emanuel atende 80 idosos em sua sede na Rua Potiguaras, nº 31, sendo 39 homens e 41 mulheres. Além deste trabalho, a Assistência Social e Cultural da Assembléia de Deus presta também atendimento ao migrante, criando oportunidade de fixação territorial e de auto-sustentabilidade, destacando o processo de desagregação sociocultural e de itinerância a que essa população está submetida. O projeto inclui os assistidos em atividades ocupacionais, visando sua emancipação da assistência social. O atendimento acontece na Chácara Emanuel, no Bairro Pitangueiras.

Em 2009, o vereador Lucas Machado conseguiu a liberação de R$ 80 mil para a Casa Emanuel. O recurso possibilitou a comprar de uma perua, máquina de lavar industrial e equipamentos para escritório. “Estou pleiteando novos recursos para que a entidade possa investir em bens de natureza permanente”, informa.

Já a Legião Mirim encaminha adolescentes e jovens ao mercado de trabalho por meio da lei do Aprendiz. A entidade assiste cerca de 200 pessoas. Para quem aguarda uma oportunidade no mercado, a instituição oferece os cursos de pré-qualificação em informática, auxiliar de departamento pessoal e desenvolvimento sustentável. Já os alunos que estão inseridos nas empresas participam dos cursos de auxiliar administrativo com ênfase comercial e secretariado, recreador infantil e agente de venda e serviços.

O presidente da Legião Mirim, Gustavo Botteon, informa que pretende utilizar o recurso, solicitado pelo vereador Lucas Machado, para concluir uma sala de aula iniciada em 2011, pois falta apenas o acabamento do espaço. Por isso, a diretoria decidirá quais outros investimentos serão realizados na entidade com o restante do recurso.