Luis Carlos propõe novos investimentos para a Orquestra Municipal

O vereador Luis Carlos Sanches propôs ao Poder Executivo que realize novos investimentos para a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.

Publicado em: 18 de abril de 2012

O presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, propôs ao Poder Executivo que realize novos investimentos para a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”. O parlamentar defende a aquisição de novos instrumentos musicais, a reparação, manutenção e conserto dos atuais equipamentos, novos uniformes, fornecimento de transporte, maior divulgação prévia dos dias e horários das apresentações e sala fechada para ensaios.
Com a aprovação da indicação pela Câmara Municipal, ofícios serão encaminhados ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e à secretária municipal de Turismo e Cultura, Aracelis Goes Morales, solicitando empenho político e administrativo para que esses benefícios possam ser viabilizados. “É preciso que o município realize uma ampla divulgação dos dias e horários das apresentações e conceda uma sala fechada para os ensaios do projeto, uma vez que esses estão sendo feitos ao ar livre no Espaço Cultural”, observa.
O vereador Luis Carlos também sugeriu ao Poder Executivo que elimine a cobrança da taxa de apresentação, estipulada em oito UFM’s (R$ 435,52) pelo município, a quem requerer a apresentação da orquestra. “Essa cobrança, que entendemos ser de elevada fixação monetária, fez com que nossos artistas realizassem apenas uma apresentação durante o ano passado. Essa apresentação ocorreu no vizinho município de Arco-Íris. A eliminação dessa cobrança faria com que nossa orquestra voltasse a ser mais requisitada, proporcionando aos nossos músicos a oportunidade de se apresentarem em várias cidades da região mais vezes ao ano”, analisa.
Segundo o vereador Luis Carlos, Tupã possui duas leis municipais que lidam com o tema em questão. “A primeira delas, a Lei Municipal Nº 4.234, de 23 de maio de 2006, disciplina a subordinação e a estruturação da Orquestra Musical Municipal Maestro Júlio de Castro à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Já a outra é a Lei Municipal Nº 4.279, de 28 de fevereiro de 2007, que institui preço público que especifica, cria o Fundo Municipal Pró - Orquestra Musical Municipal”, lembra.
O vereador Luis Carlos destaca que é um orgulho para Tupã possuir hoje músicos competentes integrando a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, que completou, no dia 10 de julho de 2011, 64 anos. O projeto surgiu em 1947, como Banda Musical Municipal. Para coordenar os trabalhos foi contratado o renomado músico Júlio de Castro, que veio da cidade de Monte Azul. Juntamente com os sete filhos, também músicos, e mais alguns integrantes de Iacri, a banda se apresentou por vários anos nas domingueiras da Praça da Bandeira. Júlio de Castro regeu por muitos anos a banda e seus filhos Nelson, Jasson, Gerson, Wilson, Júlio, Leopoldo e Adilson fizeram parte da corporação na época de seu pai. O sucessor do maestro Júlio foi o maestro Euclides Borges de Azevedo. A corporação chegou a ser desativada por alguns anos, sendo restaurada em 1961. Voltou a ser desativada, retomando as atividades em 1974, sob o comando de Antonio Boschin.
Em 1974, a banda, que era carinhosamente conhecida como “Furiosa”, recebeu o nome de “Maestro Júlio de Castro”. Em 2004, teve a sua formação e nomenclatura mudada para “Orquestra Musical Municipal Maestro Júlio de Castro”, passando a se apresentar em estilo “big band”, sob ordem e regência do músico José Benedito dos Santos, popularmente conhecido como “Maestro Zezinho”.
            Mantida pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Orquestra Municipal é composta por instrumentos de sopro, como trombone, trompete e saxofone, além de bateria, contrabaixo, guitarra, teclados e percussão.