Vereador Manzano reivindica uma série de melhorias para a Zona Sul

O vereador Manzano propôs ao Poder Executivo que realize uma série de investimentos na zona sul da cidade.

Publicado em: 04 de maio de 2012

Palco de vários acidentes de trânsito, a curva da Rua João Tavares do Couto com a Rua Antonio Limieri, na Vila Santa Rita de Cássia, é motivo de muita preocupação para os moradores daquela região. Por ser uma via estreita, os motoristas precisam ficar atentos para evitar uma colisão. Diante do risco de acidentes, o vereador Valdemar Manzano Moreno propôs ao Poder Executivo que realize investimentos na sinalização vertical e horizontal.

A indicação foi aprovada na sessão do dia 2 deste mês. Por causa da existência de uma curva de 90º, o vereador Manzano acredita que a Rua João Tavares do Couto precisa receber novos investimentos na sinalização. “A Rua João Tavares do Couto na confluência com a Rua Antonio Lumieri é uma das vias mais usadas para que seus moradores alcancem a Rua J. E. Ary Fernandes para chegar ao centro da cidade. Alguns motoristas não respeitam os limites de velocidade estabelecidos pela legislação de trânsito, colocando em risco a integridade física das pessoas que se utilizam daquela via”, observou.

O vereador Manzano defende a implantação de redutores de velocidade e sinalização horizontal e vertical na confluência da Rua João Tavares do Couto com Rua Antonio Limieri, a fim de oferecer maior segurança aos moradores e usuários do local. “A curva que interliga essas duas vias é extremamente perigosa e antes que alguma tragédia seja registrada, solicitamos ao prefeito que tome as providências que se fazem necessárias para melhorar as condições de segurança naquele local”, ressaltou.

Limpeza

Em outra indicação aprovada no dia 2 deste mês, o vereador Manzano solicitou ao Poder Executivo que proceda a limpeza e construção de passeio público defronte a um terreno do município, na Rua João Tavares do Couto, onde futuramente será construída a Vila Dignidade. “É preciso que se faça uma limpeza geral nesse terreno e a respectiva revitalização da parte urbanística, para maior segurança dos moradores vizinhos. O terreno está servindo como depósito para todo tipo de dejetos, o que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores, que se vêem ameaçados com a presença de animais, como aracnídeos, cobras, roedores, escorpião, em suas residências, além do risco de proliferação do mosquito da dengue”, alertou.

Temendo pela segurança dos pedestres, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo que faça também o calçamento defronte ao terreno onde será construída a Vila Dignidade. Os pedestres reclamam que precisam caminhar na rua pela falta do calçamento. “A Prefeitura, que cobra dos munícipes, sob pena de multa, a execução de passeios públicos defronte seus terrenos ou propriedades, deve também fazer a sua parte e providenciar a construção de passeio nesse local, para garantir a segurança dos moradores”, disse.

Revitalização

O vereador Manzano apresentou outra indicação solicitando ao Poder Executivo que faça a revitalização do pátio posterior da antiga estação ferroviária, no local que dá saída as Ruas Dr. Montanha e João Tavares do Couto, na Vila das Indústrias. Essa medida tem por finalidade proporcionar meios de conforto e segurança aos moradores que são obrigados a passar por aquele local, transpondo os trilhos da ferrovia para ter acesso ao centro da cidade. Além disso, seria uma forma de melhorar o aspecto visual daquela região, uma vez que o local atualmente, se encontra em completo abandono.

Manzano observou que a revitalização do local se faz necessária para atender aos interesses dos moradores que residem naquela região, que necessitam de um melhor e mais rápido acesso à região central. “A Prefeitura está adequando os antigos prédios da estação ferroviária com a construção de bens públicos, visando à implantação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Museu do Tropeiro, dando embelezamento à parte frontal dessas instalações que limitam com a Praça Rui Barbosa. Mas por que não estender essa benfeitoria à parte posterior, que está totalmente abandonada, com matagal, sem iluminação, servindo para rota de fuga e frequência da marginalidade?”, indagou o vereador.