Vereadores mirins participam do Parlamento Jovem Brasileiro 2013

Os vereadores mirins de Tupã participaram da abertura do Parlamento Jovem Brasileiro, realizado entre 22 e 27 de setembro, em Brasília.

Publicado em: 02 de outubro de 2013

              Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Tupã participaram da abertura do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2013, realizado pela Câmara dos Deputados entre 22 e 27 de setembro, em Brasília. Durante a programação do evento, os estudantes tupãenses participaram da palestra sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988, ministrada pelo deputado federal e historiador Chico Alencar.

Durante a palestra, Alencar falou sobre a importância das leis para a vida em sociedade e percorreu a história brasileira por meio das constituições até chegar à Carta de 88, considerada a mais democrática. Ele ressaltou, porém, que mais de 100 artigos ainda precisam ser regulamentados e alguns direitos como a dignidade da pessoa humana ainda estão em construção.

 O vereador Valter Moreno Panhossi, que é presidente da comissão do Parlamento Jovem 2013, juntamente com os vereadores Luis Carlos Sanches e Caio Aoqui, acompanhou os vereadores mirins nesta programação em Brasília. “É muito importante que nossos jovens conheçam de perto como funciona o Poder Legislativo. Essa é uma experiência única para nossos parlamentares mirins”, destaca.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Segundo o vereador Valter, essa viagem educativa e cultural faz parte da programação do Parlamento Jovem 2013. “Além de participarem das atividades do Legislativo tupãense, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a Câmara dos Deputados. Foi uma viagem muito produtiva para nossos vereadores mirins”, comenta.

Para o vereador mirim Gregório Fonseca Neto, a viagem possibilitou conhecer ainda mais sobre a política nacional e a história de Brasília. “A gente aprendeu que a história é feita por movimentos e quem faz a política não são os políticos e sim o povo”, ressalta.

O vereador mirim Thales Catelli destaca que a viagem foi uma oportunidade ímpar pela experiência com o parlamento e com a história da capital do Brasil. “Foi uma experiência de aprendizado para a gente levar para o resto da vida”, analisa.

Já o vereador mirim Afonso Ferrari destaca que essa é uma experiência que todo jovem deveria ter. “O Chico Alencar conseguiu passar para a gente uma ideia nova sobre política e a importância da política estudantil”, comenta.

Os integrantes do Parlamento Jovem 2013 estiveram nos dias 22 e 23 de setembro, visitando Brasília. No primeiro dia desta viagem cultural e educativa, os vereadores mirins conheceram pontos turísticos e históricos da capital do Brasil. Se encantaram com a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o Santuário Dom Bosco, o Quartel General, o Memorial JK, Itamaraty e o congresso nacional. Já o segundo dia, os vereadores mirins participaram da abertura do Parlamento Jovem Brasileiro.

 

Tiago Pettenuci

Assessor de Comunicação

 


Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email