Valter Moreno se reúne com dirigente do ensino para discutir a reorganização escolar

Após ser procurado pelos pais e alunos, o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, se reuniu com a dirigente regional do Ensino para obter mais informações sobre a proposta de reorganização escolar.

Publicado em: 02 de outubro de 2015

             Após ser procurado pelos pais e alunos, o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, se reuniu com a dirigente regional do Ensino, Lucimeire Rodrigues Adorno, para obter mais informações sobre a proposta de reorganização escolar anunciada pelo governo estadual.

      Segundo Valter Moreno, pais, alunos, professores e funcionários estão preocupados com o possível fechamento das escolas Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida e Anísio Carneiro. “Nós ficamos surpresos porque recebemos a notícia que algumas escolas iriam fechar em Tupã. Isso traz muitos transtornos, pais, alunos, professores e funcionários ficaram preocupados e nos procuraram para saber o que estava acontecendo”, comentou.

            Assim que soube da possibilidade de fechamento, Valter Moreno encaminhou, na terça-feira, dia 29, de setembro, um ofício à Diretoria Regional de Ensino solicitando informações sobre a reorganização escolar. Na quarta-feira, dia 30, alunos da escola Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida fizeram uma manifestação em frente à Diretoria de Ensino. “Assim que fiquei sabendo da manifestação, decidi ir pessoalmente conversar com a dirigente para ver o que está acontecendo e o que pode acontecer em Tupã”, explicou.

Durante a reunião, que contou com a presença dos vereadores Valter Moreno e Luis Alves (2º secretário da Mesa Diretora), a dirigente regional do Ensino, Lucimeire Rodrigues Adorno, esclareceu que a reorganização escolar acontecerá em nível estadual, ou seja, não é um fato isolado em Tupã.

Além de conversar com o vereador, Lucimeire respondeu o ofício nº 17/2015, de autoria do vereador Valter Moreno. A dirigente esclareceu que a reorganização tem como objetivo a ampliação do número de escolas um único ciclo, o que vem a ser extremamente benéfico para os alunos e que devido à questões demográficas, bem como à necessidade, em alguns casos, de haver escolas de diversas faixas etárias, ela não será implantada em todas as unidades do ensino do estado. “Esta Regional ainda está dando andamento aos estudos locais, conforme solicitado pela SEE (Secretaria Estadual de Educação), de modo que não é possível dizer, até o momento, se escolas serão disponibilizadas, conforme questionado. Todos os alunos do período noturno e EJA não serão afetados, pois os mesmos têm e terão vagas garantidas, inclusive para os que posteriormente solicitarem”, informou.

O novo processo pretende ampliar o número de escolas divididas pelos três ciclos de educação: Ensino Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais - e Ensino Médio. Com a nova proposta, os alunos do Ensino Médio, por exemplo, passarão a estudar apenas com estudantes deste segmento. O mesmo vale para os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental.

Valter Moreno observou que a preocupação de pais e alunos é com relação à lotação nas salas de aula e o fechamento das escolas Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida e Anísio Carneiro. “Há uma preocupação com tudo. Cada cidade vai trabalhar dentro das suas possibilidades para ver aquilo que pode ser feito”, disse.

O vereador Luis Alves se posicionou contra a possibilidade de fechamento de escolas. “O estado de São Paulo assinala com uma possibilidade de fechar algumas escolas. Em Tupã, a situação não é diferente. Isso causou, entre alunos, pais e professores uma revolta. O grande problema é que pode haver um acúmulo de alunos nas salas. Isso dificulta o aprendizado do aluno, o trabalho dos professores e dos funcionários. Nós somos contra o fechamento das escolas e vamos lutar contra isso”, disse.

O presidente convidou à dirigente regional do Ensino para participar da sessão camarária do dia 5 deste mês, a fim de esclarecer a todos os vereadores e à população sobre o processo de reorganização escolar.

 

Assessoria de Comunicação


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email