Ex- diretor da Unesp recebe título de Cidadão Tupãense

Câmara entregou honraria ao Prof. Doutor Elias José Simon em sessão solene realizada na última sexta (20)

Publicado em: 25 de novembro de 2009

Câmara entregou honraria ao Prof. Doutor Elias José Simon em sessão solene realizada na última sexta (20)

Por iniciativa dos vereadores Danilo Aguillar (PSB) e Telma Tulim (PSDB), a Câmara Municipal realizou sessão solene na última sexta (20) para entregar título de Cidadão Tupãense ao ex-diretor do campus da Unesp de Tupã, Prof. Doutor Elias José Simon.

A solenidade foi presidida pelo 1º secretário da Mesa, Lucas Machado, e reuniu familiares do homenageado, comunidade acadêmica da Unesp local, empresários do grupo Jacto, autoridades, como o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e o ex-prefeito Manoel Gaspar, e ainda o presidente do diretório local do PSDB e ex-vice-prefeito de Tupã, Florentino Fernandes Garcia e os vereadores Dra. Lucília Donadelli, Valdemar Manzano, Ninha Fresneda e Valmir Zoratto.

A entrega do título é o reconhecimento do poder público e da população tupãense ao trabalho do professor, que coordenou o processo de instalação da então unidade diferenciada da Unesp em 2003 e foi o diretor do campus até janeiro de 2008.

As homenagens tiveram início com o discurso do também Prof. Doutor Gessuir Pigatto, atual coordenador executivo do campus local, que agradeceu Simon por contribuir para que mais de 400 alunos tivessem a oportunidade de ingressar numa universidade pública de qualidade, muitos dos quais hoje trabalham em importantes empresas do país e do exterior. “Só por esse fato já vale essa homenagem”, disse, ressaltando ainda o crescimento verificado pelo campus nesses seis anos.

Carlos Roberto Grandine, presidente da Comissão de Avaliação da Unesp de São Paulo, creditou o sucesso da Unesp de Tupã ao empenho de Simon, a quem ele passou a admirar dentro da comunidade unespiana. “Não temos qualquer tipo de problemas com o campus da cidade, e isso reflete o trabalho sério que é realizado pela sua equipe”, afirmou.

“O povo de Tupã e região deve muito a Simon pela implantação e consolidação desta importante universidade pública”, disse o consultor do Conselho de Estado da Educação e vereador de Luisiânia, Luis Roberto Almeida Gabriel.

Prefeito na época da instalação da Unesp, Manoel Gaspar fez questão de homenagear Elias Simon e reconhecer o trabalho sério realizado pelo ex-diretor. “Todo começo é difícil, mas Tupã teve a honra de contar com o Prof. Elias, que com seu carisma soube comandar o burocrático processo de instalação da unidade”, observou.

Gaspar citou o destaque obtido pelo campus em seis anos de instalação, conquistando o posto de um dos melhores cursos na área de administração, e lembrou que a presença de uma universidade pública era um sonho até então impossível para a cidade. “Nossa cidade é pequena e estamos numa região pobre. Por isso, o investimento do governo do Estado que culminou na expansão da Unesp, é fundamental para o desenvolvimento local”, afirmou. 

O ex-prefeito encerrou parabenizando Prof. Elias por ter aceito o desafio de implantar a unidade e desejando sucesso ao seu sucessor, Prof. Gessuir Pigatto. Ele também elogiou prefeito Waldemir pela doação de terreno à Unesp, que permitirá a expansão da infraestrutura do campus. “Essa união de esforços faz o desenvolvimento da cidade”, concluiu.

Orgulho

Co-autora da homenagem, Telma Tulim falou do orgulho de Tupã em ter uma universidade pública de alto nível e das vidas que foram mudadas com a chegada da Unesp. “Como a entrega desse título, o povo de Tupã quer dizer que a cada vez que você vir à cidade sinta-se como um irmão nosso”, disse para o homenageado.

Danilo Aguillar tem grande ligação com a Unesp. Primeiro aluno do curso de engenharia de Ilha Solteira, o vereador é também professor daquela unidade da universidade. “Além do prazer pessoal em homenagear um colega de trabalho, a honraria presta justo reconhecimento a um docente que tem méritos de sobra, e a melhor forma de a população de Tupã reconhecer o papel de Simon para o desenvolvimento da cidade é chamá-lo de irmão”, disse.

O vereador falou sobre a escolha do nome de Simon para receber o título, uma sugestão sua e do ex-prefeito Gaspar, observou o carinho que a comunidade acadêmica da Unesp local tem pelo seu ex-diretor e elogiou o excelente corpo docente da unidade, responsável por colocar o campus entre os que mais se destacaram nesses seis anos de descentralização da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”.

“A persistência e o jogo de cintura do Prof. Elias para buscar recursos junto ao executivo, aliados à sua habilidade junto aos reitores no período em que esteve à frente do campus de Tupã, foram cruciais para que o campus local se consolidasse como um dos melhores cursos na área de administração e agronegócios do país”, ressaltou o autor da homenagem.

Prefeito Waldemir, na condição de anfitrião do Poder Executivo, saudou o homenageado e os representantes da Unesp local, lembrou de todos que participaram do processo de implantação da unidade e das dificuldades enfrentadas no início. “Graças a Deus Tupã teve a sorte de contar com uma pessoa arrojada no comando deste processo, que deixou sua família e fez do campus avançado esse sucesso que hoje tanto nos enche de orgulho”, disse, referindo-se a Simon.

À comunidade da Unesp presente, o chefe do executivo disse que eles estão construindo a história do campus de Tupã e afirmou ter certeza de que a unidade está se solidificando para se tornar um campus próprio da universidade em Tupã. “Vamos fazer Tupã entrar no rol das cidades interioranas que têm uma universidade de alto nível”.

Waldemir elogiou a habilidade do governo Serra de descentralizar o ensino público de qualidade para o interior, levando progresso e desenvolvimento para regiões mais afastadas. Por último, o prefeito enalteceu a Câmara pela merecida homenagem e parabenizou a todos que fazem da Unesp o orgulho de Tupã.

Desenvolvimento regional

O mais novo cidadão tupãense compartilhou o título com a esposa Maria Izolda e disse que jamais esquecerá a homenagem entrega pela Câmara (“só aumenta a minha responsabilidade com o povo de Tupã e o campus da Unesp local”).

Prof. Elias Simon falou sobre a confiança que o Conselho Universitário da Unesp depositou na unidade de Tupã desde a sua criação. “O campus de Tupã encontra-se hoje perfeitamente inserido no contexto da universidade, atuando de forma bastante satisfatória, viabilizando um projeto dos mais relevantes, que é o projeto de inclusão social voltado para a expansão de vagas e contribuindo para o desenvolvimento regional”, afirmou.

O ex-diretor da Unesp de Tupã, que hoje comanda a respeitada Fundação Vunesp, entidade responsável pela organização, execução e supervisão do vestibular de importantes universidades e faculdades do país, como a própria Unesp, UFSCar, Unifesp, entre outras, destacou também o importante papel da Prefeitura e da Câmara Municipal, que tem dado todo o suporte necessário no que se refere à infraestrutura e serviços, viabilizando um novo modelo de parceria.

“Porém, nada disto teria acontecido se não fossem os professores, servidores e alunos do campus que, com dedicação, entusiasmo e perseverança, não mediram esforços, contribuindo ainda mais para o engrandecimento da Unesp de Tupã. Este título para mim representa, portanto, uma união duradoura e indissolúvel da comunidade tupãense, do campus de Tupã e da Unesp na busca de uma sociedade mais justa e mais equilibrada”, concluiu.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email