Câmara realiza curso gratuito de qualificação profissional

Objetivo é promover a inserção de pessoas desempregadas no mercado de trabalho através da qualificação profissional

Publicado em: 25 de novembro de 2009

Objetivo é promover a inserção de pessoas desempregadas no mercado de trabalho através da qualificação profissional

Em parceria com o Instituto Ágape Brasil, de Campo Grande (MS), a Câmara Municipal está promovendo cursos gratuitos de qualificação profissional em três módulos: Operador de Caixa, Balconista, Crediarista e Primeiro Emprego; Recepcionista, Atendente e Telefonista; Técnicas de Atendimento, Vendas e Telemarketing.

Os cursos serão realizados de 8 a 11 de dezembro na Câmara, com horários das 8 às 11h20, das 13h40 às 17 horas e das 19h10 às 22h30. As inscrições podem ser feitas na própria Câmara e também na farmácia Avenida. Para se inscrever, o interessado deverá levar 2 kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá, que posteriormente serão doados para entidade assistencial a ser definida.

Para participar, basta ser maior de 14 anos. Não será exigida escolaridade dos alunos. Segundo o Instituto Ágape Brasil, os certificados são válidos como prova de títulos para concursos públicos e comprovação curricular, além, é claro, de oferecer qualificação profissional aos participantes.

Para o presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), essa é uma excelente oportunidade para quem está desempregado, principalmente os cursos voltados para o setor de vendas, já que final de ano é época de contratações temporárias no comércio.

“Se a pessoa tiver qualificação, ela poderá até ser efetivada no comércio, pois nessa época de Natal as contratações temporárias também servem de testes para vendedores fixos”, observa o vereador.

Ribeirão diz que a iniciativa da Câmara partiu da necessidade de qualificação profissional da mão de obra local e vai ao encontro do interesse empresarial. “O grande problema hoje é que tem muita gente desempregada e muito empresário precisando de funcionários. Esse desencontro ocorre justamente por falta de qualificação do trabalhador”, explica.

O chefe do legislativo diz que ao firmar parceria com o instituto, a Câmara Municipal está exercendo seu papel social, “ajudando a promover a qualificação profissional e possibilitando a entrada no mercado de trabalho de profissionais com o mínimo de qualificação”.

O instituto

Criado em janeiro de 1998 na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o Instituto Ágape Brasil é reconhecido como Entidade Filantrópica de Utilidade Pública através da Lei/MS nº 2.552, de 12 de dezembro de 2.002.

Em dez anos de existência o Instituto Ágape Brasil qualificou profissionalmente milhares de jovens e adultos para os desafios do mercado de trabalho, prestando serviços na área social, com apoio psicológico e material, com distribuição de cestas básicas de alimentos não perecíveis para famílias devidamente cadastradas e desenvolvimento de projetos sócio-educativos a mais de 350 crianças.

Hoje, o instituto está presente em 12 estados brasileiros desenvolvendo trabalho de inclusão social através da qualificação profissional: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Pará.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email