Aprovado projeto de resolução de autoria do vereador Charles dos Passos que cria Museu Virtual da Câmara Municipal

Vereadores aprovaram o projeto de resolução nº 4/2018, de autoria do vereador Charles dos Passos, que cria o Museu Virtual da Câmara Municipal.

Publicado em: 06 de setembro de 2018

Durante a sessão do dia 25 de junho, os vereadores aprovaram o projeto de resolução nº 4/2018, de autoria do vereador Charles dos Passos, que cria o Museu Virtual da Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã com a proposta de resgatar o valor histórico e cultural do Poder Legislativo e do município.

O Museu Virtual da Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã tem como objetivos: proporcionar às futuras gerações o conhecimento da história do legislativo municipal; tornar público o acervo dos documentos gerados pelas antigas legislaturas; disponibilizar à sociedade a história da constituição do Município de Tupã, desde seus primeiros habitantes até os dias de hoje; disponibilizar a história das famílias de colonizadores; disponibilizar a história dos primeiros imigrantes; apresentar à sociedade a história da formação nos bairros e vilas de nosso município; expor as festas tradicionais e eventos do município; desenvolver atividades que visem resgatar e tornar público a história do município de Tupã; e manter atualizado o seu banco de informações.

Segundo o vereador Charles dos Passos, a criação de um museu virtual, pela Câmara Municipal de Tupã, tem justificativa pelo vasto acervo legislativo, documental, audiovisual, fonográfico, fotográfico, literário, inclusive de artes e manifestações culturais riquíssimas, arquivadas pela Câmara e, a TV Câmara de Tupã, porém, não centralizadas e catalogadas. “Faz-se necessário disponibilizar tais materiais de grande valor histórico e cultural, que se encontra, no entanto, inacessíveis à maioria da população”, disse.

Charles comentou que a proposta de criação de um museu virtual tem muitas vantagens como: a não ocupação de espaço físico, seu espaço é somente na rede; a concentração do material catalogado, imune à ação do tempo, clima e insetos. “A consulta do público ao material é livre, uma vez que não danifica o acervo e também totalmente gratuita. Um diferencial do museu proposto é a interação da comunidade à qual participará, não só dispondo de material documental particular, mas através de registro de festividades, manifestações, política, artística e cultural”, destacou.

O Museu será desenvolvido e mantido pela Secretaria Legislativa de Comunicação.        Os trabalhos de formação do Museu Virtual da Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã serão desenvolvidos por comissão específica para tal atividade, mediante nomeação por portaria, do presidente da Casa.

A comissão de constituição e manutenção do Museu Virtual da Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã possui a seguinte estrutura organizacional: presidente; secretário; e membro. A Comissão será, obrigatoriamente, composta por um vereador, pelo secretário Legislativo de Comunicação e por um servidor da TV Câmara. Cada Comissão terá um período de atividade de dois anos, iniciando-se a partir da nomeação, que será sempre realizada no mês de janeiro do primeiro e do terceiro anos de cada Legislatura.


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email