Sargento Tenório recebe Medalha “Luiz de Souza Leão”

No dia 9 de outubro, a Câmara Municipal de Tupã concedeu a medalha “Luiz de Souza Leão” ao 1º sargento Erivaldo Tenório da Silva Junior.

Publicado em: 25 de outubro de 2019

No dia 9 de outubro, a Câmara Municipal de Tupã concedeu a medalha “Luiz de Souza Leão” ao 1º sargento Erivaldo Tenório da Silva Junior. A sessão solene reuniu familiares, autoridades e militares da região do 9° Batalhão de Policia Militar do Estado de São Paulo, que fica em Marília.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Tupã, Pastor Eliézer de Carvalho, prefeito Caio Aoqui, Cabo e Pastor Castilho e o homenageado. Estiveram presentes os vereadores Valter Moreno Panhossi, Antonio Carlos Meireles e Augusto Fresneda Torres, “Ninha”.

Após receber a medalha “Luiz de Souza Leão”, sargento Tenório agradeceu a todos os colegas da Polícia Militar, amigos e familiares, bem como a Câmara Municipal pela honraria.

 

Homenagem

 

A medalha “Luiz de Souza Leão” é a honraria concedida pela Câmara Municipal aos tupãenses que se destacam. Nascido em 14 de julho de 1979 em Tupã, Tenório ingressou 1994, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, antigo CEFAM, onde se formou professor em 1997. Chegou a trabalhar como professor em Queiroz em 1999. Em 2000, ingressou no curso de formação de soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Dando tudo de si na preparação do curso de soldado, Tenório conseguiu um feito importante logo no início de sua carreira. Sagrou-se o primeiro colocado da sua turma. Em 2002, Tenório se apresentou a 2ª Cia da Polícia Militar de Tupã e retornou a Queiroz. Além de cuidar da segurança daqueles moradores,  implantou projetos sociais para os jovens de Queiroz.

Em 2004, Tenório foi transferido para Quintana e, posteriormente, para Herculândia, onde montou um atelier e passou a dar aula para adolescentes no projeto Desenhando o Futuro.

Junto com o soldado Comenda, hoje sargento, Tenório atingiu a primeira colocação no Torneio de Táticas e Técnicas Policiais, desenvolvido na área da 2ª Cia com a participação efetiva de toda a área do 9º Batalhão da Polícia Militar. Os dois foram contemplados com um curso de táticas urbanas para confrontos armados no Paraná.

Depois de atuar em Bastos, em 2007, Tenório foi transferido para Tupã onde passou a integrar a equipe de força tática. Em 2008, fez seu primeiro curso internacional com seis oficiais da Swat de Dallas nos Estados Unidos. Conheceu um dos fundadores do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Realizou curso de progressão de favelas e ações tática. Também participou do curso de ações de antiterrorismo no Brasil, desenvolvido pelo Centro de Especialização em Treinamento Tático Avançado.

Em 2010, Tenório foi selecionado para participar do filme Tropa de Elite 2. Como figurante especial, atuou em todas as cenas de ação do filme que foi um grande sucesso de bilheteria.

Depois de ser promovido a cabo, ingressou na escola superior de sargentos em 2011. Formou-se sargento em 2012. Em maio de 2014, foi transferido para o recém-criado Esquadrão de Bombas da Polícia Militar, que pertence ao quarto batalhão de Choque.

Em 2017, sargento Tenório retornou a Tupã, onde montou a equipe de treinamentos táticos operacionais. Os treinamentos são direcionados para conduta de patrulha em local de alto risco, resgate tático ao soldado ferido, contra emboscada a viatura, combates em ambientes fechados e atendimento de ocorrência com bombas e artefatos explosivos.

Por seu alto comprometimento com a Polícia Militar, sargento Tenório conquistou diversas honrarias ao longo de sua carreira. Casado e pai de um filho, Tenório é um exemplo de profissional dedicado que leva o nome de Tupã por todo o Brasil.


Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email