Programa Alimente-se Bem já capacitou mais de 1,3 mil em Tupã

Responsável pela vinda do programa há cinco anos, Ribeirão credita sucesso à qualidade da iniciativa do Sesi-SP, que prioriza o aproveitamento consciente dos alimentos

Publicado em: 28 de setembro de 2009

Responsável pela vinda do programa há cinco anos, Ribeirão credita sucesso à qualidade da iniciativa do Sesi-SP, que prioriza o aproveitamento consciente dos alimentos

O programa Alimente-se Bem, iniciativa do Sesi-SP em parceria com a Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é com certeza um grande sucesso na cidade.

Desde que foi realizado pela primeira vez, em setembro de 2005, viabilizado pelo trabalho do vereador e conselheiro regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Ribeirão (PP), o programa capacitou 1,3 mil pessoas. Neste ano, mais 450 inscritos receberão as instruções de como aliar saúde, boa alimentação e economia por meio do aproveitamento integral dos alimentos.

“O programa Alimente-se Bem é reconhecido pela sua qualidade e pelos bons resultados obtidos. Trazê-lo para nossa cidade foi um grande benefício gratuito à população”, avalia Ribeirão. Nesses últimos cinco anos, o programa integra o calendário de eventos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em razão de sua grande procura.

“Não é apenas a dona-de-casa que frequenta o curso. Profissionais ligados ao setor da alimentação, jovens e idosos também aproveitam para aprender sobre como reaproveitar os alimentos e ao mesmo tempo manter uma alimentação saudável e barata. Essa qualificação gratuita, que tem ainda um caráter empreendedor, tem sido muito bem aceita pela população, mesmo porque a qualidade dos programas oferecidos pelo Sesi é indiscutível”, afirma o vereador, que há cinco anos viabilizou o programa para Tupã junto à Fiesp, entidade que engloba o Sesi.

Criado em 1999, o programa Alimente-se Bem utiliza métodos práticos e fáceis para ensinar a preparar refeições como café-da-manhã, almoço e jantar usando como base o aproveitando dos alimentos. Além dos cardápios nutritivos e econômicos os participantes conhecem sobre o planejamento de compras, armazenamento e higienização dos alimentos e o completo e correto aproveitamento dos mesmos.

As aulas têm o propósito prático e os participantes podem acompanhar a preparação das receitas no próprio local, numa cozinha especialmente planejada para a aprendizagem gastronômica, instalada na Praça da Bandeira. Todas as aulas contam com o acompanhamento de uma nutricionista do Sesi e as receitas, além de econômicas, têm que cumprir alguns requisitos, como serem saudáveis, balanceadas e nutritivas e ainda conter ingredientes fáceis de ser encontrados.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email