Municipalização dos museus paulistas não atingirá Tupã

Vereador Luis Carlos comenta sobre decisão do governo do Estado

Publicado em: 18 de agosto de 2009

Vereador Luis Carlos comenta sobre decisão do governo do Estado

O vereador Luis Carlos Sanches (PTB) ocupou a tribuna da Câmara na noite de segunda (17) para falar sobre a municipalização dos museus paulistas, conforme lei estadual aprovada ano passado que autoriza o governo a doar acervo dos museus estaduais aos municípios onde eles estão localizados.

Ligado à cultura, o vereador comemorou a decisão do estado de manter sob sua jurisdição o acervo do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. “Junto com alguns museus da capital, apenas Tupã e mais a cidade de Brodowski não terão seus museus municipalizados. Fico feliz com a decisão do governo, que reconheceu a importância dos acervos desses museus para a história do estado de São Paulo e para o país”, observou.

A municipalização dos museus começou em 1994, com o Decreto 38.947 que autorizou a celebração de convênios para a transferência aos municípios da administração dessas instituições, reforçada pela Secretaria de Cultura, que por intermédio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museólogo argumentou que ao longo do tempo se estabeleceu uma tendência em direção à municipalização dos museus históricos e das casas de cultura.

Com isso, 44 dos 63 museus do estado estão sendo municipalizados. Luis Carlos explica que a Associação Cultura de Amigos dos Museus Casa de Portinari, que administra os museus, por entender a importância do acervo do Museu Índia Vanuíre, identificou que a instituição deveria continuar sob a administração do estado.

Ainda conforme disse o vereador, com a transferência provisória do acervo para a rua Piratinins em razão da reforma do prédio na rua Coroados, a equipe do museu, comandada pela gerente geral Tamimi Rayes Borsatto, está catalogando o acervo e já identificou mais de 34 mil peças. “Isso só demonstra a importância deste acervo para a nossa história, o que leva nosso museu a ser destaque nacional”, afirma Luis Carlos, que revela também que parte deste acervo deverá ser exposto na França.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email