Manzano quer incluir Tupã no projeto “Quero Vida”

Iniciativa do governo estadual é voltada para idosos com mais de 60 anos

Publicado em: 18 de fevereiro de 2010

Iniciativa do governo estadual é voltada para idosos com mais de 60 anos

A Câmara aprovou indicação do vereador Valdemar Manzano (PPS), que solicita ao governador José Serra e à secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, a viabilidade de incluir Tupã no projeto Quero Vida, que cria espaços de convivência voltados para idosos com mais de 60 anos.

Esses espaços são construídos de acordo com as normas de acessibilidade e obedecendo a critérios de higiene e segurança, onde os idosos receberão atenção integral em saúde, alimentação, recreação e cultura. Nas unidades do projeto Quero Vida, os idosos contam com o auxílio de profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física e assistentes sociais.

Ao desenvolver este projeto, o governo estadual visa proporcionar maior qualidade de vida aos idosos, prevenindo e evitando os riscos de acidentes domésticos e principalmente combatendo o isolamento social. Com isso, reduz também as internações hospitalares.

Para o vereador Manzano, o projeto Quero Vida possui todas as características desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Tupã, o que, na sua opinião, facilitaria a inclusão da cidade neste projeto.

“Essa é uma iniciativa de amplo alcance social, visto que atende um segmento da população que não para de crescer, que é o dos cidadãos maiores de 60 anos”, observa. Hoje, os idosos representam 12% da população do Estado de São Paulo, aproximadamente 4,3 milhões de pessoas, daí a importância da atuação do governo em prol desse segmento da sociedade.

Em parceria com as prefeituras, o governo já firmou convênio para implantação do projeto em 42 municípios, totalizando a liberação de R$ 12,1 milhões. Manzano diz que tentará junto ao governo incluir Tupã na lista das cidades atendidas.

“Não se pode esquecer que o supramencionado projeto leva à redução de internações em asilos – que em muitos casos são completamente desnecessárias e causam grande frustração aos idosos. Sem contar que o vínculo familiar também é fortalecido, pois os familiares são orientados sobre os cuidados necessários com os idosos”, observa o vereador.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal