Vereador quer implantar cemitério de animais em Tupã

Objetivo é acabar com descarte de animais mortos em estradas vicinais e terrenos baldios da cidade, prática imprópria e que compromete o meio ambiente

Publicado em: 18 de fevereiro de 2010

Ninha Fresneda (PSDB) apresentou na Câmara Municipal indicação ao prefeito Waldemir e ao secretário do Meio Ambiente Eliseu Borsari solicitando estudos para a construção de um cemitério de animais em Tupã. O espaço seria destinado para o sepultamento dos animais domésticos da cidade.

Sua sugestão, segundo o vereador, é um pedido de vários moradores, que desejam um local adequado para enterrar seus cães, gatos e pássaros mortos. “A morte infelizmente é implacável, atinge a todos, inclusive nossos animais de estimação, cujo tempo de vida é bem menor do que os humanos. Em cidades como São Paulo, já existem cemitérios de animais, para onde os donos sepultam o corpo dos seus amados bichos de estimação”, observa o vereador.

Ninha diz que a preocupação maior da população é saber em que lugar poderá enterrar seus animais de estimação, já que muitos não dispõem de terreno suficiente em seus quintais para sepultar os animais.

“Quem trata seu animal como parte da família e tem responsabilidade e zelo com ele tem a preocupação da enterrá-lo quando este morre. Desta forma, nada melhor do que concretizar ideias como esta, que atendem aos anseios dessas pessoas”, afirma.

Para quem pensa em criticar a medida, Ninha Fresneda esclarece que sua sugestão tem alcance muito maior do que apenas atender a reivindicação de donos responsáveis. O enterro ou a cremação, como todos sabem, é a correta destinação dos corpos, sejam de humanos ou de bichos.

“A construção de um cemitério de animais, além de dar um destino digno aos nossos animais, é uma atitude politicamente correta, pois evitaria o descarte dos bichos mortos em estradas e terrenos baldios, prática que infelizmente ainda é adotada por muitos e que além de ser errada, prejudica o meio ambiente”, ressalta.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal