Lei para regulamentar plantio de árvores nas residências

Dra. Lucília diz que legislação serviria para conscientizar população sobre importância das árvores no ecossistema

Publicado em: 18 de fevereiro de 2010

Vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) está sugerindo ao prefeito Waldemir estudos para elaboração de projeto de lei para regulamentar o plantio de árvores em frente às residências e, de quebra, ajudar a conscientizar a população sobre a importância de manter ao menos uma árvore em suas casas, contribuindo para a redução dos efeitos do aquecimento global.

“Nesses dias de intenso calor percebemos como as árvores são importantes e essenciais para amenizar a sensação térmica. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas “ilhas de calor” que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor, portanto, as árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial bem colocados e cuidados contribuem significativamente para a melhora do clima, além de aumentar o valor dos imóveis”, avalia a vereadora do Partido Verde.

Dra. Lucília explica que as árvores atuam como coletoras de gás carbônico e podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. “Em 50 anos, uma árvore pode gerar R$ 72 mil em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de R$ 84 mil e limpar o ar a um valor de R$ 150 mil, ou seja, um total de quase R$ 300 mil por árvore sem levar em conta outros benefícios adicionais”, calcula.

Em relação à importância do plantio das árvores em frente às residências, a vereadora destaca que dependendo da espécie, do tamanho e do estado da árvore, a sua sombra pode reduzir de 15% a 50% os gastos com ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais.

“As árvores são um meio de “refrigeração” natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares. Sem contar que os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%”, justifica.

Pintura no tronco das árvores

E já que o assunto são as árvores, Dra. Lucília também está propondo ao prefeito Waldemir estudos para proibir a pintura nos troncos das árvores, prática comum em algumas regiões da cidade, mas que pode fazer mal para a planta.

“Passar cal e outro tipo de pintura nos troncos das árvores para deixá-las com uma “saia branca” é uma prática nociva, pois no intuito de tentar embelezá-la ou mesmo para evitar possíveis pragas, a medida é de completa inutilidade e ainda pode fazer mal à planta”, afirma.

Isso porque, segundo a vereadora, algumas espécies não respiram somente pelas folhas e possuem nos troncos estruturas chamadas “lenticelas” que servem para trocas gasosas que auxiliam no funcionamento da planta. Quando o tronco da árvore é pintado, essas importantes estruturas são fechadas, prejudicando-a.

“Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve pintar os troncos para não prejudicar sua respiração”, ressalta.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal