Desperdício zero

Vereador Valdir lidera iniciativa, cuja finalidade é o reaproveitamento de alimentos em prol das entidades assistenciais

Publicado em: 10 de fevereiro de 2010

Projeto iniciado pelo vereador Valdir de Oliveira (PTB) no início de 2009, o Banco de Alimentos de Tupã deverá ser implantado no prédio desativado da Cozinha Piloto, que até o final do mês começa a funcionar na rua Nhambiquaras, junto ao almoxarifado.

Valdir diz que já agendou visita ao prédio com a secretária de Planejamento e Obras, Jeane Rosin, para estudar as adequações que devem ser feitas no local. “Se tudo correr conforme o planejado, até o meio do ano nosso banco de alimentos estará funcionando plenamente”, informa.

O Banco de Alimentos é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que visa arrecadar alimentos provenientes de doações por meio da articulação com o setor alimentício (indústrias, supermercados, varejões, feiras, centrais de abastecimento e outros), em parceria com as prefeituras.

Como o projeto é voltado apenas para municípios com mais de 100 mil habitantes, Valdir procurou adaptar a proposta à realidade de Tupã, cuja população não atinge o número mínimo exigido para ingressar no programa.

“Através de parceria com o Rotary Clube, feirantes e mercados locais, além da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, vamos envolver a sociedade num complexo trabalho de coleta e reclassificação de alimentos, objetivando o desperdício zero e fornecendo alimentos para as entidades e comunidades carentes”, explica o vereador, que há anos desenvolve projeto de distribuição de sopas para famílias pobres e, portanto, conhece bem os mecanismos deste trabalho de coleta e reaproveitamento de alimentos.

Para implantar o projeto na cidade, Valdir visitou bancos de alimentos em Osasco, Embu das Artes e Uberaba, considerados modelos pelo governo federal e absorveu ideias em cada um deles para adaptá-las às necessidades de Tupã.

“Ao visitar essas cidades, percebemos que cada uma tem a sua característica e sua dinâmica. Com nisso, ponderamos as informações que servirão de base para a implantação em nossa comunidade de um projeto denominado desperdício zero, que nada mais é do que o correto recebimento, coleta e distribuição dos alimentos que não são aproveitados nos mercados, mas que estão em perfeitas condições de consumo”, esclarece.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal