Ribeirão reivindica incentivos fiscais para Nova Alta Paulista

Presidente da Câmara solicita ao governo estadual meios para fomentar desenvolvimento econômico da região

Publicado em: 09 de fevereiro de 2010

Com o intuito de dar sequência ao progresso trazido pela construção da ponte sobre o Rio Paraná, que interliga Paulicéia, no Estado de São Paulo, à Brasilândia, Mato Grosso do Sul, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP) está solicitando ao governo estadual programa de incentivos fiscais para a Nova Alta Paulista, com objetivo de incentivar o desenvolvimento industrial da região.

Para isto, ele encaminhou ofícios ao governador José Serra, ao vice-governador Alberto Goldman e ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Alckmin, reivindicando estudos para implantação de uma política de incentivos fiscais diferenciada para a região. Ribeirão pede ainda o apoio das Câmaras que integram a AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista).

“Seria muito inteligente se os governantes paulistas criassem uma estratégia para promover o desenvolvimento da região, assim como foi feita na Zona Franca de Manaus”, afirma Ribeirão.

O presidente do legislativo tupãense diz que ao oferecer incentivos fiscais, o governo paulista estaria impedindo que as indústrias transfiram suas filiais para outros Estados, fugindo dos altos impostos praticados em São Paulo, o estado mais desenvolvido do país e responsável por grande parte do PIB brasileiro.

Ribeirão defende a criação de um movimento na região para pressionar o governo a instituir uma lei para reduzir o ICMS na Nova Alta Paulista e no Vale do Ribeira, duas regiões consideradas o corredor da fome e que contrastam com o desenvolvimento do resto do Estado.

“Se todos pagam imposto, nada mais justo do que o desenvolvimento igualitário em todo o Estado. Com a redução de impostos, as indústrias permaneceriam aqui, trazendo emprego e desenvolvimento para essas duas regiões”, conclui.

Com a construção da ponte sobre o Rio Paraná, interligando a Nova Alta Paulista aos estados do Paraná e Mato Grosso, Ribeirão acredita que haverá um interesse maior dos empresários em investir na região. Conforme a própria propaganda do governo estadual declarou, “a ponte traz a possibilidade de desenvolvimento para a Nova Alta Paulista que coloca, de forma definitiva, a região no mapa de desenvolvimento do Estado de São Paulo”.

“A ponte está construída, mas para realmente termos esse desenvolvimento pleno e concreto é preciso que o governo do Estado conceda mais incentivos fiscais para garantir o interesse das indústrias e de fato incluir nossa região no mapa de desenvolvimento do Estado de São Paulo”, observa o chefe do legislativo tupãense.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal