Pedido para proibir parada de ônibus em área residencial
Vereador Manzano diz que moradores reclamam da poluição sonora e ambiental provocada pelo estacionamento de ônibus estudantis em área residencial
Publicado em: 09 de fevereiro de 2010
Vereador Manzano diz que moradores reclamam da poluição sonora e ambiental provocada pelo estacionamento de ônibus estudantis em área residencial
Depois de receber reclamações de diversos moradores, vereador Valdemar Manzano (PPS) encaminhou ao prefeito Waldemir solicitação para direcionar para área não residencial o estacionamento dos ônibus estudantis que ficam diariamente parados das 19 às 23 horas no quadrilátero formado pelo cruzamento das ruas Cherentes com Coroados, Chavantes, entre as ruas Piratinins e Coroados, e na Guaicurus, no trecho que vai da Piratinins a Coroados.
A parada de ônibus estudantis na região sempre foi alvo de polêmicas. Em 2006, a Câmara aprovou a Lei 4.271, que proibiu o estacionamento de ônibus, microônibus e caminhões na rua Caingangs, no trecho compreendido entre a avenida Tamoios e até a rua Brasil. A medida beneficiou o tráfego de veículos na avenida, até então bastante confuso entre o horário das 19 às 23 horas, período das aulas da Faccat, em razão dos ônibus que paravam no local.
“A lei municipal resolveu o problema na rua Caingangs, mas o levou para as ruas transversais, prejudicando a qualidade de vida dos moradores daquela região durante o período das aulas”, relata o vereador. “Esses cidadãos não suportam mais o barulho dos ônibus e a emissão de gás carbônico provocado pelo aquecimento dos motores, e por isso suplicam providências ao poder público municipal para que direcione para área não residencial o estacionamento desses veículos”.
Em nome dos moradores daquela região, Manzano ocupou a tribuna da Câmara para solicitar ao prefeito Waldemir e ao setor de trânsito da Prefeitura a transferência do estacionamento para outra área. Ele sugeriu ainda a construção de um espaço na antiga estação ferroviária, que em breve abrigará o Museu do Tropeiro.
“Aquela será uma área renovada de nossa cidade e terá espaço para a criação de um estacionamento destinado exclusivamente aos ônibus que fazem o transporte dos estudantes para as faculdades de nossa cidade, sem incomodar os moradores, pois não estará em área residencial”, conclui.
O vereador lembrou também que essa é uma reivindicação de cidadãos que residem no local e que pagam seus impostos, e, portanto, têm o direito de exigir como contrapartida melhor qualidade de vida. “Esses moradores pagam o IPTU de maior valor do município e por isso não podem diminuir sua qualidade de vida por que a Prefeitura não toma a iniciativa de retirar os ônibus da frente de suas casas”, observa.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email