Pedido para proibir parada de ônibus em área residencial

Vereador Manzano diz que moradores reclamam da poluição sonora e ambiental provocada pelo estacionamento de ônibus estudantis em área residencial

Publicado em: 09 de fevereiro de 2010

Depois de receber reclamações de diversos moradores, vereador Valdemar Manzano (PPS) encaminhou ao prefeito Waldemir solicitação para direcionar para área não residencial o estacionamento dos ônibus estudantis que ficam diariamente parados das 19 às 23 horas no quadrilátero formado pelo cruzamento das ruas Cherentes com Coroados, Chavantes, entre as ruas Piratinins e Coroados, e na Guaicurus, no trecho que vai da Piratinins a Coroados.

A parada de ônibus estudantis na região sempre foi alvo de polêmicas. Em 2006, a Câmara aprovou a Lei 4.271, que proibiu o estacionamento de ônibus, microônibus e caminhões na rua Caingangs, no trecho compreendido entre a avenida Tamoios e até a rua Brasil. A medida beneficiou o tráfego de veículos na avenida, até então bastante confuso entre o horário das 19 às 23 horas, período das aulas da Faccat, em razão dos ônibus que paravam no local.

“A lei municipal resolveu o problema na rua Caingangs, mas o levou para as ruas transversais, prejudicando a qualidade de vida dos moradores daquela região durante o período das aulas”, relata o vereador. “Esses cidadãos não suportam mais o barulho dos ônibus e a emissão de gás carbônico provocado pelo aquecimento dos motores, e por isso suplicam providências ao poder público municipal para que direcione para área não residencial o estacionamento desses veículos”.

Em nome dos moradores daquela região, Manzano ocupou a tribuna da Câmara para solicitar ao prefeito Waldemir e ao setor de trânsito da Prefeitura a transferência do estacionamento para outra área. Ele sugeriu ainda a construção de um espaço na antiga estação ferroviária, que em breve abrigará o Museu do Tropeiro.

“Aquela será uma área renovada de nossa cidade e terá espaço para a criação de um estacionamento destinado exclusivamente aos ônibus que fazem o transporte dos estudantes para as faculdades de nossa cidade, sem incomodar os moradores, pois não estará em área residencial”, conclui.

O vereador lembrou também que essa é uma reivindicação de cidadãos que residem no local e que pagam seus impostos, e, portanto, têm o direito de exigir como contrapartida melhor qualidade de vida. “Esses moradores pagam o IPTU de maior valor do município e por isso não podem diminuir sua qualidade de vida por que a Prefeitura não toma a iniciativa de retirar os ônibus da frente de suas casas”, observa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal