Subvenção pecuniária para ASPAT

Telma Tulim tenta incluir Associação Protetora dos Animais entre as entidades subvencionadas pela Prefeitura

Publicado em: 09 de fevereiro de 2010

Subvenção pecuniária para ASPAT
9/2/2010 - 15:35:43

Telma Tulim tenta incluir Associação Protetora dos Animais entre as entidades subvencionadas pela Prefeitura

Vereadora Telma Tulim (PSDB) está solicitando ao prefeito Waldemir a viabilidade de conceder à Associação Protetora dos Animais de Tupã (ASPAT) subvenção pecuniária para ampliar o trabalho de proteção aos bichos mantido pela entidade, com enfoque no controle populacional de cães e gatos por meio da castração.

Organização não-governamental e sem fins lucrativos, a ASPAT desenvolve desde 1998 trabalho de controle populacional de cães e gatos na cidade sem qualquer ajuda do poder público.

“Graças ao engajamento de voluntários e pessoas sensibilizadas com o abandono de animais domésticos, até hoje já foram realizadas mais de cinco mil castrações, beneficiando animais de populações carentes e os recolhidos das ruas”, explica a vereadora.

Atualmente, a conta com a dedicação de poucos voluntários que ajudam a manter o atendimento aos animais atropelados, abandonados e vítimas de maus-tratos. Além disso, recebe doações que geram cerca de R$ 200,00 por mês, valor que infelizmente não é suficiente para atender todos os animais, conforme relata a presidente da ASPAT, Osmarina Vidal Pereira, que diz que a entidade conta com a compreensão e o apoio de alguns veterinários de Tupã, que cobram mais barato pelo atendimento.

Em parceria com a Prefeitura, a ASPAT mantém programa de 20 castrações mensais. “Apesar de serem de grande valia, essas castrações infelizmente não cobrem a demanda da cidade, daí o porquê de nós apoiarmos a subvenção pecuniária para ampliar o número de castrações, além de ajudar a entidade de desenvolver campanhas de posse responsável e até adoção de animais”, defende Telma Tulim.

Castração e campanhas

Especialistas e ativistas em defesa dos bichos fazem coro à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a castração é o método mais eficaz e adequado para o controle da população animal, prevenindo crias indesejadas sujeitas ao abandono, aos maus-tratos, a procriação exacerbada dos descendentes, a proliferação de doenças e principalmente o extermínio indiscriminado.

Pois é justamente com o intuito de manter e ampliar esse programa de castrações que a vereadora Telma Tulim pleiteia a subvenção para a ASPAT. Além disso, a entidade também planeja desenvolver em conjunto com o poder público municipal ações de conscientização sobre posse responsável e campanhas para adoção de animais abandonados.

“A participação da sociedade é importante para garantir uma vida mais digna aos bichos e a responsabilidade é de todos, não apenas das entidades e ONGs”, lembra a vereadora. Estatísticas mostram que Tupã ocupa o segundo lugar no ranking de castrações do Estado, posição que é atribuída pela ONG à boa vontade dos voluntários, que mesmo sem remuneração, dedicam-se quase que integralmente aos animais.

“A ASPAT defende os direitos dos animais e da população com a pretensão de dar continuidade à prática ética, atualizada, eficaz, humanizada e consciente do trabalho de castração e por isso necessita tanto da subvenção municipal, que será fator determinante para o desenvolvimento de um trabalho com mais qualidade”, afirma Telma Tulim.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!