Vereadora volta defender políticas públicas para mulher

Telma Tulim reitera na Câmara pedidos para criação de centro de referência de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e de coordenadoria de políticas para a mulher

Publicado em: 02 de fevereiro de 2010

Nas últimas semanas o noticiário nacional tem sido ocupado por vários casos de violência doméstica, a maioria deles, infelizmente, com desfechos trágicos. Diante deste contexto, a vereadora Telma Tulim (PSDB) reiterou na Câmara Municipal dois pedidos relacionados ao tema: a criação de um centro de referência de atendimento à mulher e de uma coordenadoria de políticas para a mulher ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Desde o início do mandato venho lutando para a criação desse centro de referência e a elaboração de políticas públicas no município voltados para a mulher, como maneira de evitar que esses tristes casos de violência doméstica continuem a figurar nas estatísticas”, explica a vereadora.

A criação de uma coordenadoria de políticas para a mulher é uma sugestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, cujo objetivo é o de promover o equilíbrio nas relações conflituosas em muitos lares do município.

“A ideia é atuar na defesa dos direitos das mulheres e ajudar na implementação dos projetos sugeridos pelo Conselho Municipal da Mulher. Através desta coordenadoria seriam encaminhados à Câmara projetos de políticas públicas voltados para a mulher, entre outras funções”, justifica Dra. Telma.

A vereadora explica ainda que o órgão não atuaria apenas na defesa das mulheres vítimas de violência, mas também na melhoria da qualidade de vida dessas mulheres, através de cursos profissionais, possibilitando sua autonomia.

Ela ressalta também que a principal luta da Coordenadoria será buscar recursos, especialmente na Secretaria Especial de Política para as Mulheres, diretamente ligada à Presidência da República, para a construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e a Casa de Maria, segundo a vereadora, dois importantes exemplos de iniciativas que se complementam no esforço para prevenir, atender e erradicar todas as formas de violência contra a mulher.

Telma Tulim reiterou no legislativo sua indicação para a criação de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher. “A existência desse centro e de uma Casa de Apoio em nossa cidade permitirá que muitas mulheres que sofrem com a violência intra-familiar possam ser orientadas sobre os diferentes serviços disponíveis para a prevenção, apoio e assistência em cada caso particular, de forma a fortalecer sua auto-estima”, defende.

A criação do centro e da casa de apoio há anos é defendida, que vê na medida uma de amenizar o sofrimento dessas vítimas.  Na opinião da vereadora, que também é titular da Delegacia de Defesa da Mulher, a condição feminina hoje ainda é muito difícil. Pesquisas revelam que a cada trinta segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil. Seja ela física, moral, emocional, sexual.

“Quando nós propomos a criação do centro de referência de atendimento à mulher vítima de violência, o que nós queremos é atender a toda família. Queremos atender aos filhos desse casal violento, aos idosos que vivem naquela casa, naquele ambiente de agressão. Nós queremos trazer, ou pelo menos tentar trazer um pouco mais de harmonia para esses lares tão conflituosos”, explica.

Telma Tulim reforça que vai trabalhar até o fim do mandato para colocar o projeto em prática. “Nós temos uma Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres lá em Brasília, onde há recursos para que a gente possa criar esse centro de referência de atendimento à mulher e também a casa de apoio”, ressalta.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal