Vereador quer nova unidade do Centro de Formação Profissional

Valmir Zoratto também solicita implantação de oficina de artes e implantação de bibliotecas nos bairros

Publicado em: 02 de fevereiro de 2010

Vereador quer nova unidade do Centro de Formação Profissional
2/2/2010 - 16:41:34

A Câmara aprovou na primeira sessão ordinária do ano diversas indicações, entre elas do vereador Valmir Zoratto (PTB), que solicita ao prefeito Waldemir a construção de nova unidade do Centro de Formação Profissional na Vila Independência ou Vila Indústria.

Seu pedido visa atender inúmeras solicitações de moradores desses bairros e regiões próximas, que enfrentam dificuldades para freqüentar os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo município.

Zoratto diz que muitas dessas pessoas gostariam de frequentar o Centro de Formação Profissional localizado na rua Brasil, região da Vila Abarca, mas que acabam desistindo devido à distância. “Essas pessoas, a maioria integrantes de famílias carentes, não têm veículos tampouco dinheiro para pagar um ônibus circular ou mesmo mototáxi para frequentar as aulas e por isso acabam desistindo”, explica.

Para o vereador, se uma nova unidade do centro fosse instalada na Vila Independência ou Vila Indústria, uma das mais populosas da cidade, abrangeria também a Vila Europa, Vila Santa Rita de Cássi Parque Tabajaras e o Jardim Guanabara. “Isso facilitaria a vida das pessoas interessadas em buscar uma colocação no mercado de trabalho e complementar a renda familiar e atenderia grande parcela da população que me procurou pedindo ajuda”, justifica.

Biblioteca nos bairros
                                                                                          O vereador também solicitou ao prefeito Waldemir e à secretária de Educação Carla Ortega estudos para implantação de bibliotecas nos bairros. Objetivo é estimular o interesse pela leitura por meio da instalação de bibliotecas nos bairros, principalmente os da periferia. Zoratto explica que o projeto, além de levar o incentivo à leitura nos bairros, beneficiaria os moradores das regiões distantes do centro, onde a Biblioteca Municipal está instalada.

“Muitas pessoas desistem de ir até a biblioteca pela distância em relação às suas casas, o que seria sanado com a implantação de novas unidades nos bairros”, justifica o vereador.

Para implantar seu projeto, Zoratto sugere à administração firmar convênio com a Secretaria de Estado da Educação para aquisição de um computador para cada biblioteca e ainda assinatura de pelo menos um jornal de grande circulação nacional, além de revistas.

Oficina de Artes

Valmir Zoratto reiterou ainda ao Executivo pedido para implantação do projeto Oficina de Artes para levar à população conhecimento em cultura e arte, raciocínio lógico e equilíbrio emocional através da confecção de esculturas em argila.

“Esse projeto foca suas ações em educação, cultura e trabalho, como forma de transformação social e profissionalização da população, ao mesmo tempo em que desperta habilidades e identifica talentos na sociedade”, justifica o vereador.

Ele explica que as oficinas são compostas de aulas teóricas (história da arte, comunicação e cultura, ética e cidadania, português, matemática e informática) e aulas práticas (desenho e escultura). Crianças, jovens, adultos e idosos podem participar dessa oficina, inclusive pessoas com deficiência, já que a escultura estimula o cérebro.

O vereador revela ainda que o projeto, que é uma iniciativa da Unesco, prevê exposições itinerantes para divulgação do trabalho e uma grande exposição ao final do curso, quando os alunos terão a oportunidade de comercializar suas obras.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal