Reunião com técnicos do Sebrae discute criação da Casa do Mel

A pedido dos apicultores, Dra. Lucília está pleiteando construção do espaço para melhorar produção do mel em Tupã

Publicado em: 02 de fevereiro de 2010

Reunião com técnicos do Sebrae discute criação da Casa do Mel

Semana passada, vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) participou de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o secretário da pasta, Laércio dos Santos, o secretário de Agricultura Edson Schiavon, a gestora de projetos do escritório regional do Sebrae em Marília, Adriana Montoro Ramalho e a agente de desenvolvimento do Posto Sebrae de Tupã, Rafaela Pires, além da diretora de projetos agrícolas Josilene Tenório.

Na pauta do encontro, a criação da Casa do Mel no município, projeto que vem sendo defendido pela Dra. Lucília com apoio dos apicultores locais. A parceria do município com o Sebrae está promovendo trabalho de conscientização que envolve todo o processamento do mel, cuja finalidade é o correto processamento e armazenamento do produto.

“Com essa capacitação, nosso município estará mais apto a receber uma Casa de Manipulação de Mel e com isso dar as condições necessárias aos produtores locais para que o mel produzido aqui tenha a qualidade exigida pelo mercado consumidor nacional”, explica a vereadora, que diz ainda que a capacitação também pretende ampliar o campo de atuação dos produtores locais.

Segundo Dra. Lucília, a Prefeitura já estuda projeto e área para construção da Casa do Mel e a parceria com o Sebrae é mais uma etapa para concretização deste trabalho, que pretende acima de tudo auxiliar os apicultores a comercializar seus produtos em feiras, farmácias, padarias e supermercados.

“Queremos tirar os produtores de mel da clandestinidade e apresentar à população um produto de qualidade e com segurança, pois o mel é saúde e seu consumo deve ser incentivado”, observa a vereadora.

Dra. Lucília ressalta ainda que a construção da Casa de Manipulação é o primeiro passo para a correta preparação do mel, desde o recebimento do produto, passando pelo processamento e armazenamento.

Sem isso, afirma, “dificilmente o mel produzido em Tupã poderá abastecer grandes empresas como, por exemplo, a filial de Marília da multinacional Nestlé, que certamente absorverá grande parte ou a totalidade do mel produzido na cidade, mas desde que dentro das especificações e das normas técnicas exigidas”.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal