Reunião com técnicos do Sebrae discute criação da Casa do Mel
A pedido dos apicultores, Dra. Lucília está pleiteando construção do espaço para melhorar produção do mel em Tupã
Publicado em: 02 de fevereiro de 2010
Reunião com técnicos do Sebrae discute criação da Casa do Mel
A pedido dos apicultores, Dra. Lucília está pleiteando construção do espaço para melhorar produção do mel em Tupã
Semana passada, vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) participou de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o secretário da pasta, Laércio dos Santos, o secretário de Agricultura Edson Schiavon, a gestora de projetos do escritório regional do Sebrae em Marília, Adriana Montoro Ramalho e a agente de desenvolvimento do Posto Sebrae de Tupã, Rafaela Pires, além da diretora de projetos agrícolas Josilene Tenório.
Na pauta do encontro, a criação da Casa do Mel no município, projeto que vem sendo defendido pela Dra. Lucília com apoio dos apicultores locais. A parceria do município com o Sebrae está promovendo trabalho de conscientização que envolve todo o processamento do mel, cuja finalidade é o correto processamento e armazenamento do produto.
“Com essa capacitação, nosso município estará mais apto a receber uma Casa de Manipulação de Mel e com isso dar as condições necessárias aos produtores locais para que o mel produzido aqui tenha a qualidade exigida pelo mercado consumidor nacional”, explica a vereadora, que diz ainda que a capacitação também pretende ampliar o campo de atuação dos produtores locais.
Segundo Dra. Lucília, a Prefeitura já estuda projeto e área para construção da Casa do Mel e a parceria com o Sebrae é mais uma etapa para concretização deste trabalho, que pretende acima de tudo auxiliar os apicultores a comercializar seus produtos em feiras, farmácias, padarias e supermercados.
“Queremos tirar os produtores de mel da clandestinidade e apresentar à população um produto de qualidade e com segurança, pois o mel é saúde e seu consumo deve ser incentivado”, observa a vereadora.
Dra. Lucília ressalta ainda que a construção da Casa de Manipulação é o primeiro passo para a correta preparação do mel, desde o recebimento do produto, passando pelo processamento e armazenamento.
Sem isso, afirma, “dificilmente o mel produzido em Tupã poderá abastecer grandes empresas como, por exemplo, a filial de Marília da multinacional Nestlé, que certamente absorverá grande parte ou a totalidade do mel produzido na cidade, mas desde que dentro das especificações e das normas técnicas exigidas”.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email