Ribeirão tenta viabilizar sinal 3G para Tupã
Presidente da Câmara encaminhou pedido para instalação do sinal à diretoria da Vivo, empresa que hoje apresenta bom equilíbrio entre cobertura e qualidade do sinal
Publicado em: 25 de janeiro de 2010
Presidente da Câmara encaminhou pedido para instalação do sinal à diretoria da Vivo, empresa que hoje apresenta bom equilíbrio entre cobertura e qualidade do sinal
Levando a diante o projeto para implantação da internet móvel banda larga no município, o presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP) está viabilizando junto à operadora Vivo a instalação do sinal 3G em Tupã.
3G é o um termo genérico usado para a próxima geração de sistemas móveis de telecomunicações, que cobre várias tecnologias para redes de telefonia sem fio do futuro e combina internet móvel de alta velocidade com serviços baseados em IP (Internet Protocol).
“Entender o 3G é hoje é entender o futuro, a próxima geração de celulares, e nosso município não pode ficar de fora dessa nova realidade”, aponta Ribeirão, que pretende com a tecnologia viabilizar seu projeto de internet gratuita em todo o município.
“Mantivemos conversa com os representantes da loja autorizada Vivo em nossa cidade e eles nos informaram de que o sinal 3G está bem perto de ser viabilizado em nossa cidade”, afirma. “Por isto solicitei o apoio do prefeito Waldemir junto à gerência da Vivo em São Paulo para agilizar a implantação deste serviço, que com certeza irá revolucionar o sistema de comunicação móvel e acesso à internet em Tupã”.
De acordo com previsões dos especialistas, a internet móvel pode ultrapassar a fixa em aproximadamente dois anos no Brasil. Estudo divulgado pelo site Olhar Digital indica que o crescimento das conexões 3G no país é seis vezes maior do que a internet fixa registra.
Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros possuem acesso à internet fixa em suas residências, contra 4,9 milhões de pessoas que aderiram à mobilidade. Em 2011, segundo o relatório, serão 17 milhões de conexões fixas e 20 milhões de conexões móveis.
A previsão para 2014 é ainda mais favorável ao acesso móvel, que deverá contar com 60 milhões de usuários, enquanto que o número de conexões fixas poderá ficar em 30 milhões.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email