Reunião de vereadores define a criação do Parlamento Regional da Uvesp

A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) criou o Parlamento da Região de Tupã com o objetivo de promover a integração legislativa dos municípios.

Publicado em: 07 de novembro de 2014

Ribeirão” foi escolhido o presidente do Parlamento da Região de Tupã

Durante reunião realizada na noite desta terça-feira na Câmara Municipal de Tupã, a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) criou o Parlamento da Região de Tupã com o objetivo de promover a integração legislativa dos municípios. A reunião foi presidida pelo diretor de Projetos e Eventos da Uvesp, Luis Mario, “Marinho”.

Quinze vereadores das câmaras municipais da região participaram da escolha da diretoria do Parlamento Regional que ficou composta pelos seguintes vereadores: presidente, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (Tupã); 1º vice-presidente, Manoel Rosa (Bastos); 2º vice-presidente, Claudemir José Santos (Bastos); 3º vice-presidente, Alessandro Pereira (Rinópolis); 4º vice-presidente, Hélio Lúcio Cabrini (Herculândia); 1º secretário, Pastor Rudynei Monteiro; e 2º secretário, Alecir Vitor de Souza (Bastos).

Após ser escolhido pelos vereadores como o presidente do Parlamento Regional, “Ribeirão” defendeu a união dos representantes do Legislativo em busca de soluções para a sociedade. “A criação de parlamentos regionais é uma forma de descentralizar o atendimento da Uvesp. Vamos discutir questões para aproximar o povo do Poder Legislativo e trocar informações, pois uma cidade pode contribuir com a outra”, ressaltou.

No sexto mandato, “Ribeirão” falou sobre sua experiência parlamentar e investimentos realizados durante sua atual gestão na presidência da Câmara Municipal e também nos biênios de 2005 a 2006 e de 2009 a 2010, quando também ocupou este cargo. O parlamentar defendeu que é preciso que as câmaras municipais ofereçam condições para o vereador trabalhar em prol dos interesses da população.

O próprio diretor de Projetos e Eventos da Uvesp, Luis Mario, “Marinho”, citou a Câmara Municipal de Tupã como uma referência em termos estruturais para o trabalho dos vereadores. Ele também destacou a criação da TV Câmara que proporciona maior transparência ao trabalho legislativo.

Já o vereador Manoel Rosa, da Câmara Municipal de Bastos, que está na sua sexta legislatura, revelou que a criação do Parlamento Regional era um sonho antigo de fortalecer as câmaras municipais da região. “Hoje, se planta uma semente que trará qualificação e formação para os vereadores. O Legislativo terá maior sintonia com as comunidades. O parlamento regional trará mais valorização ao Legislativo”, destacou.

O protocolo constitutivo do Parlamento da Região de Tupã que será composto pelas representações legislativas de Arco-Íris, Bastos, Borá, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana, Rinópolis e Tupã. A proposta é fortalecer o âmbito institucional de cooperação interparlamentar para avançar nos objetivos previstos de harmonização das legislações de ordenamento urbanístico, meio ambiente sustentável, desenvolvimento social, segurança pública e transportes.