Ribeirão viabiliza cursos gratuitos para mototaxistas e motofretistas

“Ribeirão” viabilizou a abertura de nova turma para o Curso Especializado de Mototaxista e para o Curso Especializado de Motofretistas.

Publicado em: 02 de fevereiro de 2015

 Cursos serão ministrados pelo SEST/SENAT em Marília

 

Os mototaxistas e motofretistas que ainda não realizaram curso obrigatório para exercer atividade remunerada terão nova oportunidade para se capacitar. Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, que pela legislação são obrigados a ter curso especializado para poder atuar no mercado de trabalho, o vereador Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” entrou em contato com a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT de Marília, Silvia Helena Dias de Oliveira, e viabilizou a abertura de nova turma para o Curso Especializado de Mototaxista e para o Curso Especializado de Motofretistas, especialmente para atender os interessados de Tupã.

“Estávamos em São Paulo participando de uma audiência com o governador Geraldo Alckmin quando fomos informados sobre as dificuldades enfrentadas pelos mototaxistas. Então aproveitamos o retorno para Tupã para passar no SEST/SENAT de Marília, onde fomos recebidos pela coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Silvia Helena Dias de Oliveira. Apresentamos o problema enfrentado pelos mototaxistas de Tupã e ela prontamente autorizou a abertura de uma nova turma para atender os profissionais de nossa cidade. E além de autorizar a abertura de nova turma para o curso de mototaxista o SEST/SENAT também estará abrindo outra turma para o curso de motofretista. Dessa forma as empresas que trabalham com motociclistas e profissionais que trabalham como motocarga ou motofrete também terão a oportunidade de se qualificar, obedecendo a legislação vigente”, explicou Ribeirão.

De acordo com o vereador, para participar tanto do curso de mototaxista quanto de motofretista o interessado deve ser maior de 21 anos; ser habilitado no Estado de São Paulo por pelo menos dois anos na categoria A; não poderá estar com a CNH vencida, sendo que os 30 dias permitidos para a renovação da CNH não cabe neste caso. O interessado também não poderá ter a observação “Vedada Atividade Remunerada” na CNH e não poderá estar cumprindo pena de suspensão de dirigir, cassação de CNH nem estar impedido judicialmente.

Ainda de acordo com Ribeirão efetuar a matrícula os interessados deverão apresentar 1 foto 2x2 recente e colorida; cópia da CNH ampliada em 30% em folha A4; prontuário da habilitação para fins direito no original (que pode ser obtida na CIRETRAN onde estiver registrada a CNH).

Também é necessário apresentar comprovante de endereço com CEP e a original da Certidão Negativa de Distribuição Criminal no original (que pode ser retirada no Fórum da cidade onde estiver registrada a CNH), sendo que caso haja algum processo na certidão negativa de distribuição criminal será necessário solicitar a Certidão de Objeto e Fé.

Os dois cursos, que serão ministrados em parceria com o Detran-SP, terão carga horária de 30 horas/aula e serão ministrados gratuitamente pelo Sest/Senat, na unidade de Marília, com frequência obrigatória de 100%.

Ribeirão pediu para os mototaxistas e motofretistas interessados agilizem a documentação. De acordo com o vereador, o prazo para matrículas para o curso de mototaxista termina na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro. Já as aulas acontecerão nos dias 4,5 e 6 de fevereiro, das 8 às 18 horas, com intervalo de 20 minutos de manhã e tarde e uma hora de almoço.

No caso do curso de motofretista, as inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de fevereiro. As aulas serão ministradas nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, das 8 às 18 horas, com intervalo de 20 minutos de manhã e tarde e uma hora de almoço.

Ribeirão destacou também que facilitar o trabalho dos mototaxistas e motofretistas, ele próprio providenciará o encaminhamento dos documentos e o registro das matrículas no Sest/Senat.

“Na realidade os interessados teriam que ir pessoalmente ao Sest/Senat de Marília para realizar a matrícula, mas devido ao bom relacionamento que temos com a equipe responsável fomos autorizados e receber a documentação e efetuar a matrícula em Marília. Dessa forma, pedimos a todos os interessados em realizar esse curso, que entreguem a documentação exigida em nosso gabinete, que hoje funciona no prédio da TV Câmara, na Praça da Bandeira 70, ao lado do edifício Jair Rotoli Resina, para que possamos providenciar a matrícula. É importante lembrar que as matrículas só serão efetivadas mediante apresentação de toda documentação exigida pelo Detran”, disse Ribeirão.

Ele também agradeceu o apoio do SEST/SENAT, através coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Silvia Helena Dias de Oliveira, e pediu a todos os mototaxistas e motofretistas que ainda não realizaram o curso para que aproveitem a oportunidade oferecida pelo SEST/SENAT, já que a não realização do curso impede o exercício da atividade. “Por isso convidamos todos os mototaxistas, motofretistas e proprietários de empresas que utilizam profissionais de moto e ainda as pessoas que estão desempregadas e que podem atuar nesse ramo para que realizem os cursos que são gratuitos e têm a chancela de qualidade do SEST/SENAT. Além de regularizar os profissionais frente às exigências da legislação esses cursos também podem representar uma oportunidade de trabalho e renda”, finalizou Ribeirão. 


Publicado por: Assessoria Parlamentar

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!