Dra. Lucília pede programa Disque Idoso

Publicado em: 09 de dezembro de 2009

A Câmara aprovou indicação da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), onde ela sugere ao Poder Executivo estudos para implantar no município o programa Disque Idoso, cuja proposta é oferecer um canal de interação entre o poder público e a população acima de 60 anos, levando informações e prestação de serviços aos idosos.

“Esse programa tem por finalidade oferecer uma série se serviços essenciais no dia a dia à população da terceira idade, como informação sobre medicamentos, horários de ônibus, equipamentos sociais oferecidos aos idosos, direitos e deveres dos idosos, além do atendimento a denúncias de maus-tratos e violência contra pessoas idosas e mais uma série de outros serviços”, explica a vereadora.

Contudo, para implantar o Disque Idoso sem custos para os cofres públicos, Dra. Lucília sugere que este serviço seja realizado por funcionário dentro do quadro de servidores municipais. Ela diz que seria disponibilizada uma linha de 0800 para este serviço.

A vereadora observa que a proposta vem ao encontro da Lei Federal nº. 11.551, de 19 de novembro de 2007, que institui em âmbito federal o programa Disque Idoso. Além disso, dados do IBGE indicam que a população acima de 60 anos em Tupã já ultrapassa os 12%.

“Esta propositura, que segue os moldes de um programa federal, deve não só por isso, mas também pela sua grande envergadura social, ter destaque e atenção. Diante desse atual quadro, o que se falar então de uma parcela de nossa sociedade que necessita de maior atenção, proteção, qual seja a população idosa de nosso país, neste caso do município de Tupã”, pondera Dra. Lucília, que afirma que para isso é necessário criar mecanismos de proteção que sirvam de suporte para o poder público adotar tal medida.

Centro Comunitário da Zona Sul

A vereadora também apresentou indicação solicitando ao gerente da Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema, Marco Braga, instalação de mais um braço de iluminação com lâmpada vapor de sódio de 250 watts para a área de estacionamento do Centro Comunitário da Zona Sul, localizado na rua Benedito Costa, ao lado do viaduto Dora Goldman, na Vila Santa Rita de Cássia.

Dra. Lucília justifica que durante a noite, por causa da pouca iluminação, o local torna-se perigoso para a passagem de pedestres, prejudicando até a realização de atividades noturnas naquele espaço. Inaugurado há poucos meses, o Centro Comunitário da Zona Sul tornou-se ponto de referência e de encontro da comunidade durante a semana e também aos sábados e domingos.

“Devido a este aumento no fluxo de pessoas que se dirigem até o centro comunitário, principalmente no período noturno, a questão da segurança torna-se ponto importante e a falta de iluminação adequada foi percebida pela população, que me procurou para solicitar a melhoria da iluminação no local”, esclarece a vereadora.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal