Câmara Municipal entregou título de Cidadão Tupãense ao deputado federal Arlindo Chinaglia

O deputado federal Arlindo Chinaglia é o mais novo cidadão tupãense. O título foi concedido pela Câmara Municipal por meio do projeto de decreto legislativo de autoria dos vereadores “Ribeirão” e Reginaldo “Caveira”.

Publicado em: 10 de dezembro de 2015

O deputado federal Arlindo Chinaglia é o mais novo cidadão tupãense. O título foi concedido pela Câmara Municipal por meio do projeto de decreto legislativo de autoria dos vereadores Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, e Reginaldo Lima Rodrigues, “Caveira”.

A sessão solene em homenagem ao deputado federal Arlindo Chinaglia ocorreu no dia 4 deste mês e foi presidida pelo primeiro secretário da mesa diretora, vereador Caio Aoqui. A mesa de honra foi composta pelo vereador “Ribeirão”, prefeito Manoel Gaspar e prefeito de Queiroz, Walter Rodrigo da Silva e o deputado homenageado. Demais vereadores e convidados ocuparam lugares de destaque, além das galerias, que estavam lotadas de amigos e simpatizantes.

O Hino Nacional marcou o início da cerimônia e em seguida um vídeo mostrou a trajetória politica do deputado. O vereador Ribeirão, autor da homenagem, foi o primeiro a discursar, lembrando que a conquista do Instituto Federal contou com a participação do deputado Arlindo.

No uso da tribuna, “Ribeirão” destacou a importância do deputado federal Arlindo Chinaglia na instalação do Instituto Federal em Tupã. “Essa é uma conquista de grande importância para Tupã e região. O Instituto Federal trará capacitação profissional e poderá gerar até 100 empregos”, destacou.

O Instituto Federal, segundo “Ribeirão”, é considerado a maior conquista educacional dos últimos anos. “A implantação do Instituto Federal, que já está em atividade, oferecendo dois cursos de qualificação, deve consolidar Tupã como polo regional de ensino e formação técnica”, disse.

O prefeito Manoel Gaspar também foi à tribuna falar sobre a homenagem e destacou que o Instituto Federal ampliará a oferta de cursos de graduação e formação técnica, oferecendo novas oportunidades de qualificação e emprego aos munícipes. “O Instituto Federal de Tupã também representa uma conquista histórica para o fomento da economia local, não só através da geração de renda, como também garantindo a formação de mão-de-obra qualificada, considerado atualmente um dos fatores decisivos e preponderantes para atrair novos investimentos ao município”, disse.

Já o prefeito Walter Rodrigo elogiou a forma de trabalho do deputado Arlindo Chinaglia e lembrou o empenho do parlamentar em conquistar o Instituto Federal que beneficiará toda a região de Tupã.

A entrega do título de cidadão tupãense ao deputado Arlindo Chinaglia foi feita pelo vereador “Ribeirão” e foi o ponto alto da sessão solene. O deputado também foi homenageado pelo diretor do Instituto Federal de Tupã, professor Caio Marcos Flausino.

Em seu discurso, Arlindo Chinaglia falou sobre o papel do parlamentar na sociedade, lembrou sua participação em todo processo que resultou no título de cidadão e lembrou também que a Câmara dos Vereadores trabalhou de forma rápida para aprovar a doação do prédio e resolver todos os entraves burocráticos, tornando possível esta conquista.

O mais novo cidadão tupãense agradeceu a homenagem do povo de Tupã, por meio do vereador “Ribeirão” e disse que em Tupã o título de cidadão tem grande valor e importância, pois apenas três pessoas o recebem por ano. “São quinze vereadores, que aprovaram apenas três nomes, como manda a lei da Câmara Municipal e isto me coloca como um dos privilegiados deste ano, pois muitos foram cogitados e eu acabei sendo escolhido. Agradeço ao Ribeirão, ao povo de Tupã e a todos que acompanham e acreditam em meu trabalho”, disse.

Homenageado

Arlindo Chinaglia Júnior nasceu no dia 24 de dezembro de 1949, na cidade de Serra Azul, Estado de São Paulo. Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília com especialização em Saúde pública, atuou como médico no Inamps e no Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo. Ele iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e sindical, tendo sido presidente do Sindicato dos Médicos e da CUT do estado de São Paulo. Também foi vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos e integrou a direção nacional da CUT.

Foi eleito deputado estadual de 1990 a 1994. atualmente cumpre seu quinto mandato consecutivo como deputado federal. Considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, foi líder do PT e líder do Governo na Câmara, além de presidente da Câmara dos Deputados, quando a Casa recuperou a liderança do processo decisório no Congresso. Nos dois anos em que presidiu a Câmara Federal, foi eleito como o parlamentar mais influente do Congresso Nacional.

Além de toda representatividade no cenário nacional, o deputado Arlindo Chinaglia gravou seu nome na história de Tupã como um dos responsáveis por trazer à cidade o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trabalhando arduamente junto ao governo federal, Chinaglia foi decisivo para que a cidade fosse contemplada com um campus avançado do Instituto Federal.

Após garantir a instalação do Instituto Federal em Tupã, Chinaglia continua atuando incansavelmente para a consolidação e ampliação da unidade local, para que futuramente possa ser elevada à condição de campus consolidado, o que garantirá a ampliação do número de cursos ofertados, profissionais contratados e alunos atendidos.

Publicado por: Assessoria de Comunicação